O segmento das motos custom é marcado pela elegância e estilo clássico que as tornam únicas. Também, pelo conforto e identidade. Uma das marcas referência na categoria é a Suzuki por ter oferecido ao mercado brasileiro desde opções populares até versões luxuosas.
Quando falamos da Suzuki a primeira família que vem na cabeça é a Intruder. Nessa linha há motos custom de 125 cc a 1500 cc, trazendo ao motociclista uma vasta gama de motorização e preço. Enquanto isso, família Boulevard tem motos de até 1800 cc além de modelo que ainda carrega influência da Marauder 800.
Motos custom da Suzuki | ||
Modelo | Ano | Preço (Tabela Fipe) |
Intruder VL 1500 | 2005 | R$ 30.168 |
Intruder VS 1400 | 2001 | R$ 25.090 |
Intruder VS 800 | 2003 | R$ 17.071 |
Intruder 250 | 2003 | R$ 5.759 |
Intruder 125 | 2016 | R$ 8.219 |
Boulevard M1800 | 2018 | R$ 54.520 |
Boulevard M1500 | 2014 | R$ 38.928 |
Boulevard C1500 | 2009 | R$ 33.298 |
Boulevard M800 | 2016 | R$ 37.543 |
Marauder 800 | 2005 | R$ 20.052 |
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A família Intruder marcou gerações dos amantes de custom no Brasil. Com cinco motos custom no catálogo, a Intruder era oferecida com diversas potências que a fez ser consagrada no país.
Modelo de entrada, a 125 ganhou fama nos anos 2000 por não quebrar com facilidade e ter um baixo custo de manutenção, chegando até a integrar a equipe dos Correios. Para quem queria sair do básico, a Suzuki também chegou a oferecer a Intruder 250. Esses dois modelos de entrada até hoje são usados por amantes da customização, tendo em vista que as duas motos são mais fáceis de personalizar.
Para quem queria mais potência, a marca japonesa tinha várias opções. Prova disso é a Intruder VL 1500, equipada com um motor de 2 cilindros em linha e 1.462 cm³, com refrigeração a ar, que entrega potência máxima de 67,8 cv a 4.800 rpm e 11,6 kgf.m de torque já aos 2.300 rpm. O modelo recebeu um câmbio de cinco marchas e transmissão final por eixo-cardã.
Assim, a irmã Intruder VS 1400 tem um estilo chopper, com o guidão levemente elevado e um bom acabamento que traz elegância ao modelo. Seu motor é de 1.360 cm³ que desenvolve 67 cv e 10,5 kgfm de torque. Assim, foi essa potência semelhante a irmã maior que também chamou atenção ao modelo.
Por fim, há a Suzuki Intruder VS 800. Um modelo bem parecido com a 1400, mas com um motor de 805 cm³ que gera 55 cv e 6,5 kgfm de torque. Assim, como as intruder maiores, o modelo possui câmbio de cinco velocidades e transmissão final por eixo cardã. O modelo pôde ser encontrado no mercado brasileiro até 2003 e tem o preço sugerido pela Fipe de R$ 17.071.
A linha Boulevard surgiu para dar continuidade ao legado deixado pela Intruder. E deixa claro sua vocação para viagens confortáveis. A topo de linha da família é a Boulevard M1800, com um respeitável motor de 4 tempos, 2 cilindros em “V” com oito válvulas, DOHC e 1.783 cc. O conjunto desenvolve os satisfatórios 125 cv, além de 16,3 kgfm de torque. O modelo entrega conforto, estilo e potência.
Vamos agora para uma clássica, a Boulevard C1500. Essa custom esbanja cromados, painel de instrumentos posicionado em cima do tanque e conjunto robusto. A Suzuki optou por equipá-la com um motor de 1.462 cm³, com refrigeração a ar e óleo, que chega até 69 cv a 4.800 rpm, além de torque máximo de 11,7 kgfm a 2.800 rpm.
Já a Boulevard M1500 pode ser diferenciada da irmã C1500 pela carenagem do farol e cavalos de potência a mais. Dessa forma, o modelo recebeu o mesmo motor de 1.462 cm³, mas o conjunto entrega potência máxima de 81 cv a 4.800 rpm e torque de 12,8 kgfm a 2.700 rpm. O câmbio é o tradicional de cinco marchas e transmissão final por eixo cardã.
Por fim, a Boulevard M800. Esse modelo de entrada da família foi colocado no mercado em 2005 para substituir a VZ 800 Marauder. Assim a M800 trouxe referências da Marauder no motor só que com um upgrade de injeção eletrônica Suzuki Dual Throttle Valve, que até então não havia na Marauder.
Infelizmente, a Suzuki tirou o foco das motos custom para o mercado brasileiro e vem investido apenas em outras categorias, como big trail e esportivas. No entanto, aqui no Brasil a marca possui uma parceria com a Haojue, fabricante chinesa que surgiu anos 1990.
Assim, como uma forma de suprir a lacuna, a parceira comercializa as Chopper Road 150 e a Master Ride, duas motos custom acessíveis que compartilham o mesmo motor. Dessa forma, pela tabela Fipe, uma Chopper zero km está custando R$ 13.105, enquanto a Master Ride sai por R$ 15.110.
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