domingo, setembro 19, 2021
19.8 C
São Paulo

A Origem do Motocross – Portal MX Brasil

Motocross é modalidade esportiva, e como o próprio nome diz é praticada sobre uma moto, onde o modelo é específico para o esporte, que possui algumas categorias, como, Velocross, Enduro, Trial , Enduro entre outras. Motocross todas essas modalidades se comportam fora da estrada, em lugares fechados, com desníveis de terrenos, a prova compreende em uma avaliação individual do piloto ou uma corrida, quem tiver o melhor desempenho e chegar primeiro, obviamente é o vencedor. São fabricadas motos exclusivas para o desenvolvimento do esporte várias empresas do ramo como Honda, Kawasaki, KTM, Susuki e Yamaha também são fabricantes e algumas patrocinadoras da modalidade esportiva.

O Motocross é considerado por muitos um esporte bastante perigoso, devido às arriscadas manobras, mas a modalidade recompensa bem seus pilotos vencedores, pois para realizar o Motocross é preciso de muito dinheiro e investimento, ou seja, é um esporte bem caro.

Na História Motocross temos de nos reportar à Inglaterra onde a pacata moda de passear pelo campo começou andando entre árvores e pelo leito dos riachos para acabar gerando competições acirradas, uma corrida de velocidade em circuito fechado, em terreno acidentado, com buracos, inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte que conta bem a História do Motocross.

Nessa primeira fase, a História do Motocross conta que, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross. Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras O percurso passou a ser delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público, evitando maiores acidentes.

Essa nova modalidade foi chamada de scramble. Segundo a História do Motocross foi só partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross. No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. A partir disso, outras modalidades foram criadas, como o Motocross Madness. Origem do Motocross no Mundo O esporte de motocross foi popularizado na Europa durante os anos 50 e 60, principalmente na Europa Ocidental. A maioria dos eventos foram realizados em campos abertos e pastagens, e os melhores pilotos eram da Europa. Ainda hoje, motocross é correr ao ar livre, em trilhas de terreno natural. As corridas são mais longas (geralmente cerca de 40 minutos) Motocross veio para os Estados Unidos em meados da década de 60, e a idéia originou-se com um homem chamado Edison Dye. Ele ajudou a trazer mais os melhores pilotos da Europa para ajudar a mostrar o esporte para a América.

Ao longo dos próximos anos, alguns dos melhores pilotos que vieram para a América na época incluía Campeões Mundiais Torsten Hallman, Bengt Aberg, Joel Robert, e Roger De Coster, juntamente com muitos outros grandes pilotos. Roger De Coster é um grande motivo de motocross se tornou popular nos EUA – De Coster realmente atingiu um nervo com os fãs americanos.

Naqueles primeiros anos, os pilotos norte-americanos não eram páreo para os europeus. Na maioria das corridas, foi um feito para um americano mesmo terminar entre os top ten. Mas os Estados Unidos tinham caído no amor com motocross. Lentamente, eles aprenderam técnicas de treinamento, condicionamento, e ganhou experiência, tanto em corridas com os europeus quando eles vieram para os EUA, e por alguns norte-americanos indo para a Europa para competir no Mundial de Motocross Championships. Em 1973, Jim Pomeroy se tornou o primeiro americano a ganhar um Campeonato Mundial de Motocross Grand Prix, capturando a rodada de abertura na Espanha daquele ano da série campeonato mundial. Supercross é um ‘americanizada’ versão do motocross. É basicamente a mesma pilotos e motos mesmo, mas as corridas são executadas em pistas artificiais, principalmente em locais de grande estádio. As raias são mais curtas, com muitos grandes saltos e obstáculos, e isso faz tempo e precisão mais importante do que a velocidade máxima. Mike Goodwin é o homem que inventou supercross.

O primeiro supercross foi realizada em Los Angeles Coliseum em 1972, Supercross, motocross ajudou a trazer ao público de uma forma muito mais fácil – em vez de viajar para fora para uma fazenda rural ou pasto, o esporte chegou às massas – os locais do estádio a facilidade de chegar ao evento, estacionamento, assentos agradável, comida, e muito mais. Hoje, o esporte de supercross cresceu de seu início humilde em 1972 no automobilismo segunda maior prestígio nos EUA, superado apenas pela NASCAR no interesse dos fãs.



Portal MX

As mais lidas...

Notícias Relacionadas

close