MXPress
Categories: Treinamento

A saga da linha Honda CRF no Brasil

MXPress

A linha Honda CRF (Competition Racing Four-stroke), são as especiais de competição movidas a quatro tempos, são motos destinadas a trilha ou de uso misto. A série foi lançada mundialmente no início dos anos 2000 pela marca, como sucessora da família CR, que eram motos de motor 2 tempos. Confira quais modelos marcaram o mercado nacional.

Linha Honda CRF

A CRF 450R foi a primeira da série, introduzida em 2002 como a concorrente da Yamaha YZ 426. O modelo foi seguido pela CRF 250R, lançada em 2004. Usualmente, modelos totalmente off-road, sem acessórios extras como luzes e partida elétrica.

Honda CRF 450R modelo 2002

Foram motos consideradas entre as melhores para o motocross, dentro de suas respectivas classes. Elas figuraram entre as principais vencedoras de competições, desde a sua introdução. A CRF 450R, por exemplo, foi eleita a Melhor Motocross pela publicação internacional “CycleWorld”, por um recorde de oito anos consecutivos – de 2002 a 2009.

Mais adiante, surgiram as motos CRF 450X e CRF 250X, ambas projetadas principalmente para uso off-road, mas com adição de luzes e partida elétrica. Mas existem também as CRFs mais amigáveis para trilhas, com motores simples refrigerados a ar. Uma gama disponível de 50 cc aos 230 cc. É aí que começa a história da linha no Brasil.

Honda CRF 230F

A Honda CRF 230 começou a ser fabricada ainda em 2002, sendo produzida em solo brasileiro, na unidade em Manaus. No entanto, foi destinada apenas como um modelo de exportação off-road. Somente em 2006 que a moto foi lançada no Brasil, para concorrer com a Yamaha TT-R 230, que era importada.

Por aqui, a então CRF 230F ganhou o acréscimo do farol 35W, sendo também a porta de entrada no segmento off-road. A moto contava com motor monocilíndrico OHC com arrefecimento a ar de 223 cm³.

O propulsor entregava potência de 19,3 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,92 kgf.m a 6.500 rpm, acoplado ao câmbio de 6 velocidades e já com partida elétrica. Por aqui ela chegou com o preço público sugerido de R$ 9.963, em tempos de dólar na média dos R$ 2,18 e salário mínimo em R$ 350.

CRF 250F

No final de 2018 foi lançada no país a Honda CRF 250F. Igualmente produzida na Zona Franca de Manaus, ela chegou com visual inspirado em modelos maiores. O modelo exibiu o motor monocilíndrico SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI.

Com isso, a então novidade apresentou a potência de 22,2 cv a 7.500 giros e torque de 2,28 kgfm a 6.000 rpm. A moto conta com transmissão de 5 velocidades, partida elétrica e farol na dianteira. O modelo aposentou em 2021 a 230F e segue em linha no catálogo na marca.

Veja também:

CRF 250L

Não podemos esquecer de mencionar a CRF 250L, a versão de rua inspirada nas off-road. O modelo foi apresentado pela Honda mundialmente em 2011, mas chegou ao país dois anos depois. A moto de uso misto compartilhava o motor com a CBR 250R. Porém, teve desempenho alterado, com 23 cavalos de potência frente aos 26 cv da CBR.

CRF250 L surgiu para ocupar o espaço deixado pela Tornado, quando saiu de linha, mas não durou no mercado

 

O modelo veio custando R$ 18.490 em 2013, na faixa do que custa – quase 10 anos depois – uma CRF 250F 2022, R$ 18.510. Com preço alto, a 250L não caiu no gosto do mercado nacional e saiu de linha em 2015. Nem houve tempo de cogitar a CRF 250M, a versão supermotard da moto.

CRF 1000L

Em 2015 a Honda apresentou a CRF 1000L, uma big trail que reviveu o nome Africa Twin. O modelo chegou como uma resposta às BMW R1200GS, Ducati Multistrada e Triumph Tiger. No Brasil, a moto chegou em 2016, com seu motor bicilíndrico paralelo de 999 cc, com potência de 89 cv a 7.500 rpm e torque de 9,5 kgfm aos 6.000 giros, com 6 marchas.

Sim, Africa Twin também pertence a linha CRF da Honda

Já em 2019 foi revelada a atualização, a CRF 1100L, que foi lançada no Brasil em 2021. A novidade trouxe um bicilíndrico de 1.084 cm³, com 99,3 cv e 10,5 mkgf. Além do câmbio convencional, que foi atualizado, a moto oferece agora a versão automatizada de dupla embreagem (DCT).

Curte a linha Honda CRF, qual modelo nacional você sente saudades, ou importada que gostaria de ver por aqui?



Portal MX

MXPress
mxpress

Recent Posts

GasGas apresenta gama de motocross 2023

Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…

3 anos ago

Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X

A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…

3 anos ago

GasGas terá 10 novas motos off-road em breve

Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…

3 anos ago

CN Motocross: Paulo Alberto vai competir em Lustosa

Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…

3 anos ago

Paulo Felícia, CN Enduro, Açores: “Uma boa prova a recordar os velhos tempos com o Gonçalo Reis”

Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…

3 anos ago

Saiba como foi o Aceleradas Experience 2022 & Eu piloto minha liberdade!

 A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…

3 anos ago
MXPress