A moto custom mais barata do Brasil está de partida. Sim, a Dafra confirmou a aposentadoria imediata da Horizon 150, modelo oferecido no país desde 2015 e que ocupava o posto de opção mais acessível a quem busca uma custom 0 km. A informação foi confirmada pela diretoria da empresa.
A Horizon 150 foi mais uma das várias apostas da Dafra no nicho das pequenas custom, aproveitando uma brecha das grandes marcas – que pareciam ter deixado o segmento de lado – do mercado nacional. Tudo começou com a Kansas 150, apresentada no mesmo ano de fundação da marca, 2008. No calendário seguinte chegou – e já saiu – a versão de 250 cc.
Logo depois conhecemos a primeira Horizon, moto de 250 cc que aterrissou no país em 2013. A Kansas ficou nas lojas até 2015, quando cedeu seu lugar à Horizon 150. Se em 2017 a 250 deixou o mercado, a 150 – mais econômica, simples e barata – acabou permanecendo por mais cinco anos. Porém, agora chegou sua vez.
Segundo o presidente da Dafra, José Ricardo Siqueira, a aposentadoria da Horizon 150 foi uma decisão estratégica. De acordo com o executivo, a marca vinha enfrentando algumas dificuldades ‘na cadeia logística’ com fornecedores (o modelo é da chinesa Zongshen).
Desta forma, agora a Dafra irá focar suas operações nas parceiras TVS (que oferece a Apache RTR 200) e Sym (dos scooter Maxsym, Cruisym e Citycom, além da NH 190). A empresa não prevê o lançamento de outra custom pequena, logo a Horizon 150 não deixará substituto.
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A Horizon 150 nunca foi um fenômeno de vendas, mas sempre cumpriu com competência sua proposta de entregar um produto acessível, econômico e, sobretudo, estiloso. Seu visual, inspirado na clássica Harley-Davidson 883, era seu principal ponto forte.
Emplacamentos Horizon | ||
Horizon 150 | Horizon 250 | |
Ano | Unidades | |
2022 | 2 | – |
2021 | 437 | – |
2020 | 169 | – |
2019 | 269 | – |
2018 | 547 | 3 |
2017 | 614 | 169 |
2016 | 668 | 168 |
2015 | – | 232 |
2014 | – | 386 |
2013 | – | 230 |
Total | 2.706 | 1.188 |
Fonte: Fenabrave
Destaque aos muitos cromados nos farol, guidão, espelhos, encosto traseiro, piscas, bagageiro. E ainda tinha alguns ‘mimos custom’, como chave de ignição no chassi, pintura do motor em preto fosco e rodas de liga – que calçam pneus sem câmara. O acabamento é simples, mas de bom gosto.
É movida por um motor da sul-coreana Daelim, com um cilindro, arrefecimento a ar e 149 cm³. Assim, entrega 12,8 cv a 7.000 rpm, além de 1,39 kgf.m de torque a 5.500 rpm. O câmbio é de cinco velocidades e a alimentação ainda acontecia por carburador.
Seus números e desempenho estão dentro do padrão de uma 150 cc. No nosso teste, atingimos velocidade máxima de 127 km/h. O consumo também agradou, com médias sempre acima dos 35 km/litro. Mesmo acelerando forte, ela fez 27 km com um litro.
O motor pequeno e sua ciclística deixam claro se tratar de uma moto urbana, que até encara uma estrada mas que foi projetada para rodar nas cidades. O guidão esterça bem e ela desvia com facilidade dos carros e obstáculos. O banco, largo e macio, também agrada. Já o garupa gosta do encosto traseiro, mas reclama da flexão excessiva das pernas.
Segundo a Tabela Fipe, as unidades remanescentes da Horizon 150 podem ser encontradas nas lojas por aproximadamente R$ 12.290, logo acima dos R$ 12.190 sugeridos pela marca. Já quem optar por uma usada, deve encontrar unidades custando a partir de R$ 8 mil, valor médio de mercado de uma modelo 2016.
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