A Honda criou o segmento dos scooter aventureiros com o X-ADV, em 2017, e algum tempo depois apresentou ao mundo seus irmãos menores, de 150 e 350 cilindradas. E agora, diante da boa aceitação do público ao nicho em diversos mercados, concorrentes não param de chegar.
Assim, a mais recente novidade vem da Kymco. A marca de Taiwan, focada no desenvolvimento de scooters, começa a vender no exterior os aventureiros DTX 125 e DTX 350 – atualização do já conhecido 360, concorrentes diretos dos ADV 150 e 350. Vale lembrar que esta briga ainda várias outras marcas – como a Aprilia. Com mais opções, quem ganha é o consumidor.
Com os DTX a Kymco adota uma receita similar a também usada pela Honda, criando um modelo ‘adventure’ a partir de um scooter ‘comum’ com boa aceitação do público. Enquanto a japonesa criou o ADV 150 tomando o PCX como base, a taiwanesa fez os DTX partindo dos Super Dink, com bom desempenho especialmente na Europa.
Vamos apresentar primeiro o irmão menor. O DTX 125 herda o belo visual do 350, com linhas bem marcadas e até um pequeno bico sob o farol. Destaca-se também o alto nível de acabamento.
Honda ADV 350…
… e Kymco DTX 350
É movido por um motor monocilíndrico de 125 cm³, com arrefecimento a líquido, que gera 13 cv de potência a 9.000 rpm. O câmbio, claro, é automático do tipo CVT. As suspensões são simples, com garfo telescópico na frente e dois amortecedores atrás, mas têm curso ampliado. São 110 mm na dianteira e 100 mm na traseira para mais conforto ao encarar buracos. Os freios têm ABS, seu tanque comporta belos 12,5 litros. Ao todo, pesa 179 kg.
Já o DTX 350 tem motor de um cilindro e 321 cm³, arrefecido por líquido e que entrega 28,1 cv a 7.500 rpm. Seu câmbio é CVT e as suspensões têm os mesmos números do DTX 150, assim como a capacidade do tanque. Aqui, porém, a iluminação é full LED e o conjunto pesa 194 kg.
A cada lançamento o segmento dos scooter fica mais acirrado, então as novidades precisam ter belos pacotes de itens de série para cativar seus possíveis fãs. Assim, os Kymco DTX têm duas tomadas USB, smart key (partida sem chave), painel digital colorido, pneus de uso misto, iluminação em LED, assento amplo, porta objetos para dois capacetes fechados e porta trecos na carenagem. Como diferencial, o 350 ainda possui controle de tração.
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Lançamento na Europa, os DTX 125 e 350 devem chegar às concessionárias até o mês de março. O 125 custa aproximadamente 4.800 euros, enquanto o 350 sai por 5.700 euros, com possíveis variações entre os países. Em conversão direta, estamos falando de aproximadamente R$ 27,1 mil e R$ 32,2 mil, respectivamente. Aqui, o ADV 150 tem preço sugerido de R$ 19.240.
Apesar da Kymco estar presente no Brasil e do ADV 150 estar vendendo bem por aqui, com 11 mil emplacamentos em 2021, não há qualquer confirmação de que ela traga os novos DTX ao país. Por aqui ela ainda tem uma operação tímida, oferecendo apenas 4 modelos, sendo que o Downtown, seu mais vendido, teve apenas 289 emplacamentos no ano passado. É representada pela JTZ, junto de Suzuki e Haojue.
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