AMA Supercross 450, Glendale: Eli Tomac com tudo sob controlo

Publicidade

À quinta prova do AMA Supercross 450, finalmente temos um vencedor “repetido” na temporada de 2022!

Em Glendale, a prova disputou-se em formato “Triple Crown”, ou seja, com três Finais a atribuir pontos para uma classificação geral. Um verdadeiro desafio para os pilotos!

Primeira Final

Eli Tomac realizou o “holeshot”, levando atrás de si Ken Roczen, Jason Anderson e Malcolm Stewart. O n.º 3 rapidamente se começou a isolar no comando, deixando o alemão a ter de lidar com a pressão dos dois norte-americanos.

Roczen acabaria por ceder posições a Anderson e Stewart nas últimas quatro voltas, descendo assim para 4.º. Marvin Musquin foi consistente e fechou o Top 5 na frente de Justin Barcia, Dylan Ferrandis e Cooper Webb. Chase Sexton caiu duas vezes e não foi além da 12.ª posição.

Segunda Final

Nova corrida, novo “holeshot” de Eli Tomac! Desta vez, o piloto da Yamaha ainda foi mais eficaz a “fugir” de todos os outros e rodou praticamente toda a manga com mais de 4 segundos de vantagem sobre o pelotão.

Jason Anderson arrancou em 2.º e aí rodou até à sexta volta com alguma pressão de Malcolm Stewart. No entanto, o piloto da Kawasaki viria a cometer um erro e cair, perdendo muito tempo e sendo relegado para o 12.º posto final.

Com isto, Stewart ficou sozinho na 2.ª posição e o piloto da Husqvarna cortou a meta na frente de Chase Sexton e Marvin Musquin. O francês resistiu bem aos ataques de Ken Roczen que, nos últimos minutos, se viria a perder o 5.º posto para Dylan Ferrandis.

Terceira Final

Chase Sexton redimiu-se da prestação menos conseguida na primeira corrida da noite com um domínio absoluto na última Final. O piloto da Honda esteve irrepreensível e liderou do princípio ao fim.

Atrás do n.º 23, Malcolm Stewart tentou defender-se dos ataques de Eli Tomac na luta pelo 2.º posto mas seria Jason Anderson a vir da 7.ª posição para ultrapassar os dois e cortar a meta no degrau intermédio do pódio.

Um pouco “apagado” ao longo de toda a noite, Cooper Webb teve no 5.º lugar a sua melhor prestação. O campeão em título terminou na frente de Justin Barcia e Ken Roczen, ambos vítimas de maus arranques.

Classificação geral

Eli Tomac (1.º/1.º/3.º) tornou-se o primeiro piloto a conseguir duas vitórias este ano no AMA Supercross 450 com um nível bem acima de todos os outros nas duas primeiras Finais. O piloto da Yamaha está na liderança do campeonato com 11 pontos de vantagem sobre Chase Sexton (11.º/3.º/1.º), o jovem que em Glendale foi o 3.º melhor da noite.

Quem aqui conseguiu o seu melhor resultado de sempre foi Malcolm Stewart (3.º/2.º/4.º). O piloto da Husqvarna subiu ao degrau intermédio do pódio com uma prestação extremamente consistente. Jason Anderson (2.º/12.º/2.º) e Ken Roczen (4.º/6.º/7.º) fecharam o Top 5.

O AMA Supercross prossegue no dia 12 de Fevereiro com a jornada de Anaheim 3.

:.

(Foto: Supercross)


Portal MX