Consideradas por muitos como as melhores motos para se ter na garagem, as big trail são versáteis. Mais do que isso, são poderosas, grandes, repletas de tecnologia e podem ser a companhia perfeita para longas viagens, sejam essas por intermináveis rodovias asfaltadas ou desafiadoras estradas de terra.
Mas quais as melhores motos big trail de 2022? Prepare a sua lista dos sonhos e confira o nosso ranking, organizado por ordem decrescente de preços, com as principais opções do mercado.
Saber qual é a melhor big trail é uma escolha delicada, afinal depende de parâmetros pessoais de cada motociclista. Afinal, estamos falando da com melhor custo e benefício ou da mais potente? Da mais equipada ou da com melhor serviço de pós-venda? Para você, é melhor uma aventureira raiz ou uma moto com porte para fazer inveja a qualquer vizinho?
Melhores motos big trail de 2022 | |||
Modelo | Preço sugerido | Atrativos | |
1 | BMW R 1250 GS Adventure | R$ 124.500 (Premium) | Tecnologia, itens de série, motor de 136 cv |
2 | Ducati Multistrada 1260 S | R$ 119.990 | Pacote eletrônico e o poder de seus 158 cv de potência |
3 | Honda Africa Twin Adventure Sports DCT | R$ 101.610 | Única opção com câmbio automatizado de dupla embreagem |
4 | Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer | R$ 89.490 | Pacote eletrônico e itens de série a deixam pronta para viagens |
5 | Suzuki V-Strom 1050 XT | R$ 85.900 | Novos recursos eletrônicos numa plataforma reconhecida |
6 | Triumph Tiger 900 Rally Pro | R$ 77.690 | Com real vocação off road, é a Tiger mais vendida da história no Brasil |
Cientes de todos os critérios que podem impactar na decisão das melhores opções, trouxemos as versões topo de linha das principais aventureiras à venda no Brasil. Compare preços, fichas técnicas e boa sorte na decisão. Ah, e boa viagem!
A GS 1250 é referência quando o assunto são motos big trail, afinal é o modelo mais vendido da categoria no mundo. Só no ano passado foram cerca de 60 mil unidades emplacadas, com mais de 4,5 mil registros no Brasil, um recorde. É, também, a big mais vendida no mercado nacional.
E é fácil entender o porquê do sucesso. Além da magia envolvendo o nome GS, poderosa desde os anos 1980, é uma moto moderna e bem equipada. Tem modos de pilotagem Pro, farol adaptativo, bancos aquecidos, suspensão dianteira Telelever, assistente de partida em aclives, tomada USB, controle de tração dinâmico, suspensões com ajuste eletrônico e muito, muito mais.
Alguns dos recursos são exclusivos da versão topo de linha Adventure. Entre eles, os protetores de motor, de mãos e do cárter, assim como o suporte para bagageiro. O motor é um boxer de 1.254 cm³, com comando de válvulas variável, que entrega 136 cv e 14,58 kgf.m de potência e torque máximos.
Verdadeira obra de arte italiana, a Multistrada é uma das melhores motos big trail pelo seu conforto e desempenho. É movida por um poderoso motor Testatretta de 2 cilindros e 1.262 cm³, que despeja 158 cv e 12,8 kgf.m de potência e torque máximos ao torcer do punho. Mas calma, há muita tecnologia para domar este arsenal.
Há 4 modos de pilotagem, freios ABS adaptados para curvas, sistema Ducati Skyhook Suspension Evolution, auxiliar de partida em subida, painel TFT, anti-Wheelie, cruise control, quick shifter, Ducati Multimidia Sistem, iluminação Full Led, luzes adaptativas, modos de potência e muito mais. Porém, é uma devoradora de asfalto, e não o modelo mais indicado para estradas de terra.
Esta é a versão topo de linha da Africa Twin 1100, modelo com a missão de colocar a Honda exigente briga das melhores motos big trail. E ele parece estar pronto para isto, sem deixar de lado a vocação de ‘aventureira raiz’ que sua linhagem carrega desde os anos 1980.
A melhor das Africa é bem equipada. Tem suspensões Showa com ajustes eletrônicos, painel TFT, pneus sem câmara, modos de pilotagem, farol com corning light, manoplas aquecidas, assento ajustável, ABS adaptado para curvas (e comutável) e cruise control. Seu principal diferencial está no câmbio DCT, uma exclusividade no segmento, que dispensa a troca de marchas sem afetar o desempenho. Tem motor de dois cilindros em linha, 1.084 cm³, que produz 99,3 cv e 10,5 kgf.m de torque.
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Se a Africa Twin está pronta para qualquer roteiro, a promessa da grande Kawasaki é bem diferente. Prepara-se para viagens extremamente confortáveis e sem qualquer preocupação com a quilometragem, desde que percorrida no asfalto.
Isto graças a suavidade do conjunto mecânico, movido por um motor de quatro cilindros em linha e 120 cv, e bom nível de equipamentos. Possui suspensões com ajustes eletrônicos, painel TFT, cruise control, controle de tração em 3 níveis, quick shifter, modos de potência, luzes adaptativas, manoplas aquecidas e muito mais. Ainda tem farois auxiliares, protetores de mão, slider para chassi e malas laterais para 28 litros e top case para 47 litros.
A nova geração da principal big trail da Suzuki alia um pacote eletrônico inédito a uma já reconhecida plataforma mecânica. Assim, é movida por um motor de 2 cilindros em V, de 107 cv e 10,2 kgf.m de torque. Também aposta na relação custo e benefício, assim como no visual saudosista, remetendo a DR Big dos anos 1980.
As maiores novidades estão na eletrônica. Conta com Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, incluindo ABS para curvas, controle de tração em três níveis e três modos de pilotagem. Ainda há controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, pneus sem câmara, sistema LowRPM, protetor de mãos, suspensão ajustável, cavalete central, assento ajustável. O painel é completo, mas em LCD.
A Rally Pro é a versão topo de linha da Tiger 900, big trail que estabeleceu novas marcas de vendas para a Triumph no Brasil. No ano passado foram mais de 3,5 mil emplacamentos por aqui. Atrás do sucesso, uma receita que alia tecnologia a um conjunto leve e eficiente, pronto para qualquer aventura.
Voltada ao off road, tem rodas raiadas, pneus sem câmara, seis modos de pilotagem, assentos aquecidos, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, protetores de mãos e de motor, suspensões Showa, freios Brembo, ABS otimizados para curvas, luzes auxiliares em LED, painel TFT, concectividade com smartphone e GoPro, cavalete central, Triumph Shift Assist e assentos aquecidos. O motor é o característico tricilíndrico, de 888 cm³, que produz 95 cv e 8,87 kgf.m de torque.
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