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Bateria de moto: como cuidar para durar mais

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Bateria de moto: como cuidar para durar mais

Bateria de moto parece um daqueles órgãos do corpo humano que você só lembra que existem quando dão algum problema. Apesar de sabermos que a boa manutenção (nos dois casos) é o caminho para uma vida longa, sempre “deixamos pra depois” até sermos obrigados a lidar com as complicações.

Especialistas dizem que as atuais baterias de moto duram em média três anos. Nas baterias convencionais, usadas principalmente nas motos mais antigas, a durabilidade cai para 1 ano e meio.

Quer saber como fazer sua bateria de moto durar mais? Então se liga nessas dicas:

Não deixe a moto parada por muito tempo

Mesmo que você só use a moto para passear nos fins de semana, é muito importante dar uma voltinha na quadra ou ir na padaria com ela ao longo da semana. Se você rodar pelo menos 5 km por dia, já pode prolongar a vida útil da bateria de moto para até quatro anos, por exemplo.

O pouco uso interfere muito no descarregamento da bateria, principalmente em motos com alarmes e rastreadores, que acabam consumindo ainda mais energia. Mesmo nas motos mais simples, se ela ficar parada por mais de 3 meses a bateria já começa a demonstrar sinais de desgaste.

Use apoio de madeira ou borracha no pezinho da moto

O pezinho da moto, aquele apoio pra ela ficar de pé mesmo, pode contribuir para o desgaste precoce da sua bateria. Como eles geralmente são feitos de metal, o contato direto com o chão acaba funcionando com um fio terra e dissipando a energia da bateria.

Se você colocar um pedaço de madeira ou borracha sob o pezinho da moto isso já pode dar uma vida extra de 6 meses para a bateria.

Não vai usar a moto por um tempo? Desconecte os cabos da bateria

Mas e se não tem jeito, você vai ter que viajar ou então quebrou a perna e a moto vai ficar parada por muito tempo? Nesses casos em que a “voltinha diária” fica meio difícil, além do apoio de madeira ou borracha no pezinho você pode também desconectar os cabos da bateria.

Primeiro você deve desconectar o cabo negativo e depois o positivo (protegido por uma capa de borracha), para que não haja um curto que prejudique os acessórios elétricos da moto. Na hora da montagem, é só fazer ao contrário, primeiro o positivo e depois o negativo.

Faça Check-Ups periódicos

Lembra a relação que fizemos entre a moto e o corpo humano? Não é a toa que seu médico pede check-up periódico. O mesmo serve para a sua querida bateria de moto, tem que ficar sempre de olho para evitar problemas no futuro.

Principalmente no inverno e em períodos de muita chuva você deve prestar ainda mais atenção na bateria. A baixa temperatura faz o motor exigir mais força da peça para girá-lo, pois o óleo fica mais grosso. A umidade pode provocar curto, por exemplo, em lâmpadas, o que fará com que elas consumam energia de forma desregulada.

Se a bateria já tem mais de um ano ou você vai encarar uma viagem longa de moto, vá logo para uma oficina e confira se tudo está funcionando como deveria.

E as baterias convencionais?

As baterias tradicionais exigem mais cuidados do que as presentes nos modelos mais novos de moto. Esse modelo mais antigo precisa ser completado com água destilada pra continuar funcionando, mas sempre prestando atenção pra não ultrapassar o nível.

Na lateral da bateria você encontrará as marcas “mínimo” e “máximo”. Desligue a bateria (solte primeiro o pólo negativo, como já falamos), retire-a da moto, abra todas as tampinhas e complete o nível com água destilada vendida em postos de combustíveis e farmácias.

Nem pense em usar água mineral ou da torneira, pois elas oxidam as placas metálicas existentes dentro da bateria. No verão, em regiões quentes ou em motos que passam o dia paradas sob o sol, essa verificação da água tem de ser mais frequente. Quando montar a bateria de volta, já aproveite para limpar os polos.

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Janne Saviano

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