Big trail: conheça a nova KTM que virá ao Brasil

Publicidade

A lista de quais KTM têm no Brasil está prestes a crescer. Isto porque a marca austríaca trará uma nova big trail ao país em breve, conforme informações oficiais. É a KTM 890 Adventure, que será apresentada ao público ainda em novembro.

Até aqui a marca apenas confirmou a vinda do modelo, lançado no exterior no final do ano passado e reconhecida em vários mercados pelo seu potencial off road, de ‘aventureira raiz’. Por enquanto, ainda não sabemos qual o valor desta KTM no Brasil e nem quando as vendas começam.

nova ktm 890 adventure no brasil - versão de entrada

Novidade da KTM: marca trará as big trail 890 Adventure ao Brasil

 

890 Adventure: nova big trail KTM no Brasil

A princípio, a nova KTM estará disponível em duas versões, sendo a 890 Adventure mais voltada ao uso no asfalto e a R apropriada para incursões no fora de estrada, especialmente pelos pneus de uso misto, para-brisa baixo e paralama dianteiro alto, além de 40 mm a mais de curso em cada uma das suspensões.

A 890 Adventure é a versão voltada ao uso no asfalto, com para-brisa alto e para-lama rente à roda dianteira

As duas são movidas pelo mesmo motor. É um bicilíndrico em linha, com 889 cm³ e arrefecimento a líquido, que gera 106 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque máximos, a 9.000 e 7.000 rpm, respectivamente. Para atingir os números, a usina recebeu uma série de pequenas melhorias, especialmente no comando de válvulas, pistões e virabrequim.

nova ktm 890 adventure no brasil - versão R

Já a Adventure R é a versão mais voltada ao uso no fora de estrada, com suspensão elevada e outros mimos

Câmbio, suspensão e eletrônica

O câmbio é de 6 velocidades e conta com embreagem deslizante. Já os s freios têm sistema ABS – adaptado para curvas – que pode ser desligado, com direito a modo off-road. Aliás, a nova KTM Adventure tem um pacote eletrônico interessante. Em destaque, há 3 modos de condução, controle de tração sensível a inclinação, iluminação full LED e painel TFT de 5 polegadas.

As suspensões são WP Apex, com garfo invertido na dianteira e monoamortecimento atrás. Os cursos são de 200 mm nas duas rodas (240 mm na versão R) e não há ajustes, exceto de pré-carga na mola traseira. As rodas raiadas, claro, calçam rodas aros 18 e 21, atrás e na frente. Os pneus têm câmara.

Como uma legítima aventureira, a KTM 890 Adventure tem boa autonomia. O consumo estipulado em 22 km/litro garante autonomia de quase 450 quilômetros, graças ao tanque de 20 litros. A seco, a versão R pesa 196 kg.

 

Quando a nova big trail chega ao Brasil e preço

Certamente a KTM Brasil está trabalhando nos ajustes finais do lançamento, incluindo respostas para estas e outras perguntas. O modelo será apresentado ao público durante o Festival Duas Rodas, que acontece em Interlagos de 26 a 28 de novembro.

Até lá a marca não deve revelar quando as primeiras unidades de sua nova big trail chegam às concessionárias KTM do Brasil, tampouco quais serão os seus preços. Entretanto, há veículos da mídia afirmando que a nova 890 Adventure custará R$ 134.990, enquanto a versão R deve sair por R$ 139.990.

Veja também:

 

Motos KTM no Brasil em 2021

A chegada da nova 890 é bastante aguardada pelos fãs das motos KTM, pois dá novo fôlego à marca no segmento das big trail. Esta será a primeira laranja por aqui desde a aposentadoria da Superadventure 1290 S, em 2019.

nova ktm 890 adventure no brasil preço

KTM ainda não divulgou quanto a nova 890 Adventure irá custar no Brasil. Mas é melhor já preparar o bolso, para o caso das previsões se confirmarem

Atualmente, a lista das motos KTM no Brasil é bem enxuta. A marca oferece apenas 390 Duke como opção de uso civil, já que a pequena 200 Duke não aparece mais no catálogo. No off road, tem as 350 EXC-F, 350 EXC-F Six Days e 300 EXC, com motor 2 tempos.

Atualmente, a 390 Duke é a única moto KTM para uso nas ruas à venda no Brasil. Segundo a fipe, custa R$ 35.123



Portal MX