A norte-americana Indian é famosa por suas motos custon. Aliás, tanto que já fez até o “Exterminador do Futuro” Arnold Schwarzenegger pular da tradicional rival Harley-Davidson para rodar com a classuda Chief Classic.
No entanto, a Indian tem modelos, digamos, mais em conta… Que tal rodar com a estampa da tradicional marca, livre de IPVA, CNH e pelo preço de uma Honda ADV 150? Sim, estamos falando de uma bike elétrica da Indian!
Já faz algum tempo que as fabricantes de motos cederam e começaram a mergulhar no mercado das bicicletas elétricas. A Ducati tem a sua e-Scrambler, já a Yamaha possui uma linha completa. E se a Harley-Davidson tem a Serial 1, por que não a Indian também ter a sua?
Foi nesse contexto que a marca firmou uma parceria com os especialistas em bikes elétricas da Super 73. Da união nasceu a eFTR Hooligan 1.2 e-bike, um produto que poderia vir muito bem a calhar aqui no Brasil. Pena que a fabricante se despediu oficialmente do nosso mercado.
Enquanto os concorrentes buscam desempenho e praticidade, a bike elétrica da Indian preza também pela diversão. A novidade é baseada na plataforma da S2 da Super 73. Mas claro, adiciona um pouco do estilo e atitude da fabricante fundada em 1901, com o apelido Hooligan.
Assim, a e-bike possui um banco estendido e uma bateria montada no meio do quadro. A ideia é diminuir o centro de gravidade da bicicleta. Tanto o modelo da Indian quanto o da Super73 abandonam os pára-lamas dianteiros e traseiros, exibindo os agressivos pneus de cravo baixo nas rodas de 20 polegadas.
O modelo tem garfo dianteiro invertido, farol de LED e detalhes que evocam as raízes da marca das custom na bike. No entanto, a Hooligan 1.2 também se baseia na linguagem de design do modelo base da Super73.
Deixando o estilo à parte, vamos falar sobre como é andar com esta bike elétrica. A Hooligan 1.2 foi feita para adultos, mas por ser uma bicicleta assistida eletricamente não requer licença de moto. Se estivesse em terras nacionais também dispensaria o pagamento de IPVA.
Mas ela daria conta da rotina do dia a dia? Bem, a Hooligan tem uma potência nominal de 1,2 kW e uma potência máxima de 2,0 kW. Tudo isso rende uma velocidade máxima anunciada (com assistência do pedal) de 45 km/h. A capacidade de bateria é de 960Wh e oferece uma autonomia de 120 km.
O modelo permite escolher desde o nível zero de assistência (sem pedaladas) até uma maior ajuda do motor. Para isso, existem 4 modos de condução que podem ser selecionados, nível 1 (Eco), nível 2 (Tour), nível 3 (Sport) e nível 4 (Off-road). O peso anunciado da bike é de 33,1 kg e a carga máxima permitida é de robustos 147,4 kg.
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A Indian eFTR Hooligan 1.2 vai estar à venda somente nos EUA, por enquanto. No entanto, o Grupo Polaris, dono da marca, certamente estuda oferecer o produto em larga escala.
No exterior o modelo tem preço de 3.999 dólares, cerca de R$ 20 mil em conversão direta. Por aqui, com este valor é possível comprar motos e scooter como o ADV 150 0km, por exemplo. Se por um lado o Honda (com preço sugerido de R$ 19.530) tem muito mais potência e praticidade, por outro não possui o status de pertencer à tradicional marca americana.
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