Neste exato momento, a BMW está trabalhando em uma nova moto elétrica. Em mais do que uma, aliás. Isto porque a marca renovou sua parceria com a TVS, com quem irá desenvolver novos produtos – sobretudo eletrificados.
Este nome lhe soa familiar? Sim, a indiana TVS já uniu forças com a BMW anteriormente. Do trabalho conjunto das duas gigantes surgiram motocicletas como as BMW G 310 R e 310 GS, as primeiras alemãs com menos de 500 cc em quase 80 anos, e também a esportiva Apache RR 310, topo de linha da empresa.
O anúncio foi feito ontem, na Índia. Tanto Markus Schramm, chefe da BMW Motorrad no país, quanto o diretor executivo adjunto da TVS Motor Company Sudarshan Venu se disseram muito satisfeitos com os resultados já obtidos pela parceria entre as duas companhias. Segundo eles, as 310 já emplacaram mais de 100 mil unidades em todo o mundo.
A nova moto elétrica da BMW deve seguir o mesmo caminho. Assim, se tratará de um produto global e sua plataforma servirá de base para criar diferentes produtos irmãos, carregando o logo das duas marcas. A primeira motocicleta deve ser lançada até o fim de 2023, mas muitos outros projetos serão desenvolvidos em paralelo.
Desta forma, a parceria seguirá os moldes que conhecemos desde 2013. BMW e TVS irão compartilhar tecnologias, design, suprimentos e recursos, além de buscarem mutuamente a exploração das ‘tecnologias emergentes’ no espaço da mobilidade, especialmente eletrificado.
Veja também:
A BMW já possui intimidade com o assunto elétricas. Em 2021 ela apresentou o CE 02, com proposta similar ao das mini motos, e o scooter CE 04. Aliás, o modelo já está à venda na Europa, onde tem preço próximo dos 12 mil euros (cerca de R$ 77 mil em conversão direta). O C 400 X, à gasolina, tem preço bem amigável. Custa 7 mil euros – R$ 45 mil.
Assim, a parceria com a TVS deve oferecer acesso a novas tecnologias por parte da alemã, que também poderá ter produtos em outros nichos. Até agora, ela ainda não tem nenhuma motocicleta elétrica ou scooter voltado aos mercados de entrada ou intermediários, papel ocupado pelas 310 entre as motos à combustão. Pode levar alguns anos para chegar, mas uma moto elétrica acessível da BMW está a caminho.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…