MXPress
Categories: Treinamento

Briga de scooter aventureiros: ADV 150 tem novo rival chinês

MXPress

O Honda X-ADV foi o primeiro scooter aventureiro do mundo, criando um nicho de mercado em 2017. Logo depois, a fabricante desenvolveu derivados menores (como os ADV 150 e 350) e na história recente vemos uma enxurrada de modelos chegando às lojas de diferentes países.

Aqui o assunto é mais um de seus discípulos, o Lifan KPV 150 Adventure. Trata-se de um pequeno scooter chinês que mira diretamente no ADV 150, ganhando destaque pelo seu ‘visual aventureiro’, bom nível de equipamentos e preço acessível. Em seu país de origem ele custa 15.280 yuans, pouco menos de R$ 13 mil em conversão direta.

O Lifan KPV 150 Adventure é o mais novo concorrente do Honda ADV 150 na briga entre os scooter aventureiros pequenos. E tem potencial

 

Lifan KPV, novo rival do Honda ADV 150

O Adventure foi lançado recentemente como uma variação do KPV 150 padrão, disponível desde 2020. Trata-se de versão mais completa da linha, com direito a uma série de itens exclusivos.

KPV 150 tem versões mais simples, com rodas de liga leve e outros detalhes próprios

Destaque às rodas de 14 polegadas, raiadas e de alumínio. Além de funcionais são bonitas, graças ao tom dourado. As suspensões também foram aprimoradas, com garfo de 37mm na dianteira e novo monoamortecedor atrás. Já no visual há cores e grafismos exclusivos.

O restante do conjunto é compartilhado com outras versões do scooter. Há farol em LED e com DLR, tomada USB, carregador 12V, painel digital completo, sistema start stop, para-brisa com altura ajustável e guidão ajustável. É um belo pacote para um scooter acessível.

Mesmo custando mais de R$ 22 mil nas concessionárias, Honda ADV 150 emplacou mais de 11 mil unidades em 2021

 

Scooter aventureiro na terra

Como comprovamos no teste, o ADV 150 de fato possui recursos que fazem ser possível acelerar com ele além do asfalto – mas com moderação. E o Lifan segue a mesma linha.

Rodas raiadas, pneus sem câmara, suspensão elevada, guidão alto, para-brisa ajustável, tanque de 11 litros e um bom pacote eletrônico. Uma pena este scooter da Lifan não estar no Brasil

Isto graças à suspensão reforçada e pneus de uso misto. Também pelas suas medidas e louváveis 180 mm de vão livre do solo, mais alto que os 165 mm do Honda ou mesmo que os 170 mm de uma CG 160. Mais altura para reduzir as chances de raspar no chão. Há ainda um generoso tanque de 11 litros de capacidade, garantindo boa autonomia para a cidade ou viagens.

Já o motor é de um cilindro, arrefecido a líquido, de 149 cm³. Assim, gera 12 cv de potência e 1,1 kgf.m de torque máximos. O scooter pesa 143 kg, acelera até perto dos 100 km/h e tem consumo estimado em 45 km/litro.

 

Como é o Honda ADV 150

Como abrimos a matéria falando do Honda ADV 150, cabe aqui citar algumas características do scooter que inspirou modelos de marcas como Lifan e Aprilia.

O pequeno aventureiro da Honda tem alto nível de acabamento, visual inspirado no X-ADV e especificações interessantes. Destaque à suspensão traseira Showa, com curso alongado e mola de três estágios. Bem equipado, tem smart key, start stop, tomada 12v, iluminação full LED, ABS nas duas rodas e para-brisa ajustável.

Não espere o desempenho de uma moto de trilha, mas o ADV roda com certa tranquilidade em estradas de terra. Outro ponto forte do modelo está na economia, fazendo mais de 50 km/litro na cidade

Seu motor é monocilíndrico, de 149,3 cm³, arrefecido a líquido. Entrega 13,2 cv de potência e 1,38 kgf.m de torque máximos. É econômico, fazendo pouco mais de 50 km/litro na cidade e cerca de 34 km/litro em estradas. Já a velocidade final poderia ser melhor, especialmente para rodovias, pois fica logo acima dos 100 km/h no painel.

Atualmente o ADV 150 tem preço sugerido de R$ 19.240, sem frete ou seguro. Entretanto, de acordo com a tabela Fipe o scooter custa aproximadamente R$ 22.455 nas concessionárias.

Veja também:

 

‘ADV 150 da Lifan’ no Brasil

Seria ótimo ter um scooter aventureiro tão interessante quanto o ADV 150 e custando 32% menos, mas infelizmente não foi desta vez. Isto porque o Lifan KPV 150 é restrito ao mercado chinês e não deve cruzar continentes para chegar ao Brasil tão cedo. Assim, até o momento o pequeno Honda não tem nenhum concorrente direto.



Portal MX

MXPress
mxpress

Recent Posts

GasGas apresenta gama de motocross 2023

Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…

3 anos ago

Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X

A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…

3 anos ago

GasGas terá 10 novas motos off-road em breve

Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…

3 anos ago

CN Motocross: Paulo Alberto vai competir em Lustosa

Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…

3 anos ago

Paulo Felícia, CN Enduro, Açores: “Uma boa prova a recordar os velhos tempos com o Gonçalo Reis”

Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…

3 anos ago

Saiba como foi o Aceleradas Experience 2022 & Eu piloto minha liberdade!

 A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…

3 anos ago
MXPress