Criadas especialmente para competições – e para arrancar suspiros do público -, as motos off road são fantásticas. Baixo peso, grande vão livre do solo, silhuetas estreitas e muita potência, despejada bruscamente por motores de um cilindro. Basta você ir a qualquer prova de motocross e as verá jogando blocos de terra a muitos metros de distância.
Mas uma nova era das motos de trilha pode estar chegando. É isso o que promete a moto elétrica Varg, da empresa sueca Stark Future, que traz números de potência jamais vistos no segmento. E que números!
As motos off-road topo de linha costumam ter motores de um cilindro e 450 cilindradas. Com muita força desde as rotações mais baixas e uma capacidade incrível de aceleração, são os modelos que aceleram nas principais categorias das competições fora de estrada, sejam motocross, enduros ou ralis.
Assim, uma moto 450 de competição costuma produzir de 60 a 65 cv de potência máxima, além de torque na casa dos 5 ou 6 kgf.m. São bons números… mas não se comparam aos 80 cv e inacreditáveis 23,9 kgf.m de torque da Varg.
Ou seja, essa moto elétrica tem 23% mais potência e quase o triplo de torque! Como se não bastasse, pesa apenas 110 kg (completamente carregada), número quase idêntico aos modelos à combustão.
Veja também:
Antes de continuarmos a apresentação desta nova moto elétrica para competições, vamos abrir um parênteses para exemplificar o quão incríveis os seus números são. Atualmente, o título de moto produzida em série com mais torque do planeta é a Triumph Rocket 3, com 22,5 kgf.m extraídos de seu monstruoso motor de 2.500 cm³. A Varg entrega 23,9 kgf.m, retirados de um propulsor elétrico diminuto.
Toda esta potência força são administrados através de um completo circuito eletrônico. Entre níveis de potência, torque e aceleração, ele permite mais de 100 (!) combinações. Além disso, o motor possui tecnologia que dissipa a energia dos componentes mais sensíveis em caso de algum impacto forte.
Mas você não precisa rodar o tempo inteiro acelerando uma super máquina. A Varg possui versões com menos potência, como uma variação de 60 cv, além de poder ser tão ‘dócil’ quanto uma 125cc à combustão, graças aos seus ajustes eletrônicos. Como se não bastasse, ainda tem um modo que simula a entrega de potência como se você estivesse acelerando uma moto 2T.
Achou que agora traríamos cifras absurdas, apresentando uma moto muito mais cara que suas concorrentes à combustão? Errou. O preço é mais um atrativo desta dirt bike.
A nova moto elétrica off road custa 12 mil euros em sua versão de 60 cv, além de sair por 13 mil euros na de 80 cv. Ou seja, cerca de R$ 77 mil e R$ 84 mil em conversão direta – valor próximo ao que uma 450 topo de linha costuma ter no Brasil. Na Europa, uma KTM 450 EXC-F tem preço aproximado de 11,900 euros.
Calma, é hora de conter a euforia. Por enquanto a Varg está disponível apenas nos Estados Unidos e Europa, onde as primeiras unidades chegam apenas no segundo semestre de 2022.
Porém, deve expandir sua operação em breve, ainda que através de importações. Ou seja, ela ainda não tem data para chegar ao Brasil. Animado para ver esta off road acelerando silenciosamente nas pistas daqui?
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…