Icônica, a marca de motos britânicas BSA pode estar de volta! Segundo rumores, a empresa deve em breve entrar novamente em atividade, para lançar a Gold Star. Para quem conhece os modelos da fabricante apenas como peças de museu, será uma surpresa ver um novinho em folha. Mas claro, a motocicleta vai ser desenhada com respeito à época de ouro da marca, entre os anos 50 e 60.
Mahindra Group revive marca de motos históricas
A Mahindra Group toca o projeto Classic Legends, uma iniciativa que há cinco anos tem o objetivo de reviver marcas de motocicletas extintas, mas antes icônicas. A empresa já comprou e trouxe de volta dos mortos a Jawa, e agora está fazendo o mesmo com a Yezdi e a BSA. A Mahindra assumiu o controle acionário das duas marcas em 2016 e decidiu reintegrar as empresas.
As motocicletas BSA nasceram no início do século passado em Small Heath, Birmingham. Paralelamente, a outras atividades a marca começou a fabricação da sua primeira moto ainda em 1910. No ano de 1960, a empresa já havia deixado sua marca em todo o mundo, sendo uma das maiores. Porém, depois disso não conseguiu mais competir no mercado e no ano de 1972 parou a produção.
Veja também:
BSA Gold Star 2022
Segundo a imprensa, a Mahindra pode estar surgindo com uma gama de motocicletas potentes, que apresentarão todas as características modernas do antigo estilo clássico da marca britânica. Tudo isso para reviver a BSA. O modelo que deve guiar este retorno é a Gold Star, um nome que nasce em alusão ao original de 1938.
Na receita, o produto vai contar com uma moto em visual baseado na velha escola e conjunto atualizado a tecnologias atuais. A previsão é que ele receba um motor DOHC monocilíndrico de 650 cc. Até o momento, junto com seu provável motor, algumas informações vieram à tona. Como os esperados freios a disco munidos com ABS, em ambas as rodas raiadas. Aguardemos para ver todo o resultado.
Marca de motos produzida na casa em Birmingham
O projeto Classic Legends planeja construir as motocicletas BSA Gold Star na casa da marca, em Birmingham. Ainda em 2020, segundo a imprensa britânica, o governo do Reino Unido investiu 4,6 milhões de libras na empresa.Tudo isso, planejando também fazer motocicletas livres de poluição e promoção de novos motores elétricos.
Voltando a Gold Star, quando ela chegar no mercado deve bater de frente com motos como a Kawasaki W800 e a Triumph Street Twin. Ao longo da história, a BSA sempre se posicionou acima da Royal Enfield. No entanto, na atualidade elas poderiam rivalizar entre os consumidores com seus modelos. Um embate de clássicas, ficamos na expectativa por aqui.