MXPress
Categories: Treinamento

Cafe Fighter? Francês faz customização irada em Fireblade

MXPress

O francês Manuel Jouan recebeu uma difícil missão: customizar a belíssima Honda CBR 1000 RR Fireblade. O cliente foi até seu atelier porque havia sofrido um acidente com a sua superesportiva e queria aproveitar para realizar o reparo de maneira diferente, deixando a moto única e inconfundível. 

O modelo ganhou um tom moderno e agressivo com a customização

“Meu cliente chegou com a moto na oficina depois de um acidente. Ele não sabia se queria reconstruí-la mantendo o desenho tradicional ou fazer uma personalização. Aconselhei-o a me deixar transformá-la com um estilo futurista ”, disse o responsável pela customização. 

 

Fireblade Café Fighters?

A customização descartou a ideia das carenagens de plástico

O estilo escolhido por Manuel é uma mistura de Cafe Racer e Streetfighter. Assim, com as duas modalidades nascidas na Inglaterra, o design futurista conseguiu agregar bem os dois universos, nascendo uma ‘Fireblade Cafe Fighters’. Um modelo único, moderno, leve e rápido. 

Além disso, o francês também mexeu no farol da Fireblade original

Dessa forma, o modelo deste grande desafio foi uma Honda Fireblade 2007. Ao longo dos ajustes, o customizador optou por não mexer no motor. Assim, o projeto continuou com um motor de 998 cm³, DOHC, de quatro tempos, quatro cilindros e 16 válvulas. O conjunto permanece entregando potência máxima de 171,3 cv a 11.250 rpm e torque de até 11,7 kgf.m a 8.500 giros.

Veja também:

Personalização: o que mudou na Fireblade 1000

Assim é o modelo sem modificações, uma pacata (e repleta de carenagens) Honda CBR 1000RR Fireblade 2007

No acidente sofrido com a Fireblade 1000rr boa parte das carenagens, que muito nos recorda o estilo das motos da MotoGP, foi quebrada e o customizador preferiu deixar de lado esta, digamos, pegada mais superbike.

Assim, Manuel foi amadurecendo ideias, envolvendo um design futurista, mas sempre consultando a opinião do cliente para validar etapas importantes. “Meu cliente me deixou fazer o que eu queria para o design e é assim que prefiro trabalhar”, contou.

Dessa forma, alguns componentes da moto foram esculpidos à mão

E assim o francês fez. O plástico deu lugar a um revestimento de alumínio, sendo uma peça única que vai do farol até o tanque. Além disso, uma nova estrutura traseira de aço foi criada para apoiar a extremidade da parte de trás, dando um toque minimalista ao projeto.

Dessa forma, o chassi também continuou inalterado, mas os aros foram modificados para os componentes feitos de carbono da Rotobox. Com isso, a Fireblade futurista deu uma ‘enxugada’ e ficou com sete quilos a menos que a versão original da Honda. 

 

Superbike Honda com itens feitos à mão

O pequeno assento foi feito de maneira artesanal pelo customizador

Para combinar com a pintura monocromática, escapamento Akrapovič e iluminação em LED, o customizador fez à mão o assento da Fireblade. E não foi só isso! O modelo recebeu uma nova carroceria toda em alumínio de maneira artesanal. “As peças de alumínio são todas feitas à mão com martelo, roda inglesa e muitas soldaduras. Muitas tentativas caíram no lixo antes de eu encontrar as boas formas e linhas que queria ”, finalizou.



Portal MX

MXPress
mxpress

Recent Posts

GasGas apresenta gama de motocross 2023

Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…

3 anos ago

Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X

A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…

3 anos ago

GasGas terá 10 novas motos off-road em breve

Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…

3 anos ago

CN Motocross: Paulo Alberto vai competir em Lustosa

Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…

3 anos ago

Paulo Felícia, CN Enduro, Açores: “Uma boa prova a recordar os velhos tempos com o Gonçalo Reis”

Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…

3 anos ago

Saiba como foi o Aceleradas Experience 2022 & Eu piloto minha liberdade!

 A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…

3 anos ago
MXPress