No ano de 2022 a MotoGP não pretende realizar corridas em países que estiverem cumprindo quarentena. A informação é do CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, que afirmou que o calendário pode ter ‘apenas’ 19 provas, ao contrário das 21 inicialmente previstas.
Esta não é a primeira vez que a organização de provas esbarra na pandemia e suas complicações. Como você acompanhou anteriormente, a temporada 2021 trouxe inúmeras dores de cabeça para a competição, obrigando a realizar readequações de datas e cancelamentos de etapas em cima da hora.
MotoGP 2022 em países em quarentena
No ano de 2020, auge da pandemia, a MotoGP chegou a sediar 13 datas em 5 países. Já ao ano passado foram programados 23 Grand Prix, porém, a programação sofreu alterações após colidir com leis restritivas de alguns países. Entre outras alterações, foram canceladas as provas da Austrália, Tailândia, Finlândia, Malásia e Japão.
Veja também:
A ideia para 2022 é que o calendário cumpra rigorosamente todas as datas previstas. No entanto, com o avanço da variante Ômicron em todo o planeta, a situação pode continuar difícil, assim como nos anos anteriores. A expectativa é excluir uma ou duas datas do calendário provisório, para que a MotoGP possa ser realizada sem realizada sem maiores alterações.
Calendário Provisório da MotoGP 2022
6 de março / GP do Catar – Losail
20 de março / GP da Indonésia – Mandalika
3 de abril / GP da Argentina – Termas de Río Hondo
10 de abril / GP das Américas – Austin
24 de abril / GP de Portugal – Portimão
1 de maio / GP da Espanha – Jerez
15 de maio / GP da França – Le Mans
29 de maio / GP da Itália – Mugello
5 de junho / GP da Catalunha – Barcelona
19 de junho / GP da Alemanha – Sachsenring
26 de junho / GP da Holanda – Assen
10 de julho / GP da Finlândia – KymiRing
7 de agosto / GP da Grã-Bretanha – Silverstone
21 de agosto / GP da Áustria – Red Bull Ring
4 de setembro / GP de San Marino – Misano
18 de setembro / GP de Aragão – MotorLand
25 de setembro / GP do Japão – Motegi
2 de outubro / GP da Tailândia – Buriram
16 de outubro / GP da Austrália – Phillip Island
23 de outubro / GP da Malásia – Sepang
6 de novembro / GP da Comunidade Valenciana – Valência
O objetivo é que a MotoGP 2022 volte a realizar mais etapas fora da Europa, então é possível imaginar que a possibilidade do avanço das variantes da Covid-19 gere certa instabilidade para a preparação do torneio. Assim, GPs como o da Finlândia, novidade da temporada, seguem previstos.