A Honda apresentou as CB 650 R e CBR 650 R 2022. As naked e esportiva chegam ao novo modelo com novidades apenas no design, como novas cores, grafismos e suporte de placa. O preço também mudou, com reajuste na casa dos 8%.
Assim, tem visual mais refinado e seguem apostando na força do motor de quatro cilindros em linha, de 649 cm³. DOHC, o propulsor gera 88,4 cv e 6,13 kgf.m de potência e torque máximos, a 11.500 e 8.000 rpm.
As CB 650R Neo Sports Cafe e sua irmã carenada, CBR 650R, chegaram ao Brasil em 2020. Logo chamaram a atenção por lembrarem os modelos maiores das linhas, CB 1000R e CBR 1000RR Fireblade.
Agora, as novidades ficam a cargo do visual. A nova CB está disponível nas cores vermelho perolizado e cinza metálico (a azul deixou o catálogo), enquanto a CBR chega às lojas em vermelho e cinza fosco. Os motores passam a ter duas cores, com base e o cabeçote em bronze e o restante em preto.
Os modelos aterrissam nas concessionárias a partir de janeiro de 2022. Veja quanto custam, segundo os preços sugeridos pela fabricante:
Preços novas Honda 650 2022
CB 650R: R$ 47.350
CBR 650R: R$ 49.750
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As 650 da Honda são motos equilibradas, mas com verdadeira vocação esportiva. Pura diversão em estradas sinuosas ou pistas, são maleáveis o suficiente para agradarem também quem está chegando à alta cilindrada agora, assim como para algumas incursões em meio ao trânsito urbano.
Como dito, o motor das CB 650R e CBR 650R é um DOHC, de quatro cilindros em linha, com arrefecimento a líquido, 649 cm³ e alimentado por gasolina via injeção eletrônica PGM-FI. Ele gera exatamente os mesmos 88,4 cv (11.500 rpm) e 6,13 kgf.m (8.000 rpm) de potência e torque máximos na naked e na esportiva. O câmbio é de seis velocidades.
Desta forma, o consumo médio da CB 650R é de 21,8 km/litro, enquanto a CBR 650R faz cerca de 20,9 km/litro. Os números foram obtidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia durante os testes de homologação dos modelos no país e refletem uma média, que podem variar para mais ou menos de acordo com a tocada do piloto e condições de uso.
Agora o assunto é top speed. Nos mesmos testes, o IMT aferiu que a velocidade máxima da CBR 650R é de 205,6 km/h, enquanto a CB 650R acelera até os 200 km/h. Vale lembrar que estamos falando de velocidades reais, inferiores ao que vemos nos painéis em LCD.
Os pacotes eletrônicos das CB e CBR não chegam a ser generosos, mas agradam. Há iluminação full-LED, painel digital black out LCD (com indicador de marchas e luz-alerta shift-up), embreagem assistida e deslizante, controle de tração (sistema HSTC), freios ABS e sistema de frenagem de emergência (ESS).
Outro destaque são as suspensões dianteiras invertidas. Na CBR, inclusive, há garfo Showa SFF-BP (Separate Funcion Big Piston Forks), com melhor amortecimento com menos pressão de óleo, o que resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística.
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