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Como escolher o pneu certo para sua moto

Os pneus são responsáveis pelo contato do piloto com o solo. Por isso é preciso ter bastante cuidado na hora da troca e compra do novo acessório da moto. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso e manter a sua segurança na hora da competição, veja as seguintes dicas e escolha o pneu certo para sua moto.

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Qual o pneu certo para sua moto?

Isso depende do seu estilo de pilotagem e do terreno. As pistas de Motocross são feitas em terreno natural por homens e as de Supercross são feitas com maquinário pesado. Nos dois casos encontramos curvas e saltos fechados, mas o solo pode variar.

– Macios

Terra solta, areia e lama pedem uma borracha mais dura com cravos mais altos e espaçados. Assim, o pneu expulsa a lama, mas mantém a tração das rodas.

– Duros

Já os terrenos mais firmes precisam de uma borracha macia que se acomoda bem, além de cravos mais baixos e próximos para criar uma área de contato maior com o terreno e melhorar a aderência.

– Meio termo

Existem pneus com cravos de tamanho médio e espaçamento mediano entre si. Sem contar que os cravos tem tamanhos alternados para permitir que o pneu tracione com eficiência em terrenos duros ou macios.

Tamanhos

As medidas mostram o diâmetro e são determinadas em polegadas. Em alguns casos, também há informações adicionais sobre a largura e a altura dos pneus. Por exemplo, um pneu com 100/90-19 significa que o pneu tem 19 polegadas de diâmetro, 100 mm de largura e 90 mm de altura.

Calibragem

Deve ser conferida sempre antes de sair com a moto. Ela varia de acordo com o seu estilo de pilotagem, pneu, terreno e a sua moto. Para terreno seco e duro, é aconselhada a calibragem por volta de 14 libras. Na chuva, use de 11-10 libras.

Quando trocá-los?

Observe os cravos! Se eles estiverem arredondados, baixos ou quebrados é hora de trocar o pneu. Olhe bem, também, para a borracha. Se ela estiver trincada, ressecada ou esbranquiçada é o momento certo parar adquirir pneus novos. A validade de um pneu é de, aproximadamente, dois a cinco anos depois da fabricação.

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