Como pilotar moto na areia? Veja nossas dicas de segurança
Pilotar no asfalto e na cidade já exige atenção do motociclista, pilotar moto na areia então… É atenção redobrada! Em estradas de terra o risco de derrapagem e quedas é muito alto, por isso é preciso ficar atento a algumas dicas para garantir a sua segurança.
Aderência
A grande diferença entre pilotar moto na areia e no asfalto está na aderência. Na areia os pneus não tem o mesmo “grip” e qualquer movimento brusco pode resultar em queda. É preciso acelerar e frear sempre com suavidade, para compensar a pouca aderência e impedir que a roda derrape.
Frenagem
Para frenagens na areia é muito importante ativar os dois freios, o dianteiro e o traseiro, sempre com muita delicadeza. Se apenas um dos dois for ativado de forma brusca com certeza a roda do freio irá travar. Em todos os movimentos é preciso muita suavidade para pilotar moto na areia.
Tente manter os dedos indicadores sobre os manetes para que suas reações sejam mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a embreagem a tempo.
Curvas
Para pilotar moto na areia em estradas com curvas, é preciso compensar a falta de aderência dos pneus usando o peso do seu próprio corpo. Se a curva for para a direita, jogue parte do seu peso na pedaleira da esquerda, sempre pilotando em baixa velocidade, ou você irá derrapar e perder o controle da moto.
Subidas
Subida íngrime em estrada de terra é motivo de arrepio para os motociclistas, mas existem alguns truques que podem ajudar nesse momento. O ideal é encontrar uma velocidade nem muito baixa nem muito alta. Se você deixar para acelerar no meio da subida é muito provável que o pneu traseiro patine.
O ideal é engatar uma marcha mais baixa com o giro um pouco mais alto, buscando o torque do motor. Na hora da subida você ficar de pé e jogar o corpo para frente da moto, trabalhando com o seu peso. Mas cuidado para a moto não empinar quando você ficar de pé.
Pilotar no barro e terreno com pedras
Quando for pilotar no meio do barro é preciso reduzir a velocidade mas manter o giro do motor bem alto para que seu pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas.
Em terrenos com pedras aumente o peso na roda dianteira para evitar que ela derrape. Se for uma descida, fique mais na parte de trás do banco e freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a roda dianteira trave e te jogue no chão.
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