A lenda da MotoGP Valentino Rossi é conhecida por sua personalidade ousada, inúmeras conquistas e, também, por seus muitos capacetes criativos e coloridos, todos com significados e tradicionalmente apresentados no GP de Misano, quando Rossi corria ‘em casa’. Por isso, separamos aqui as histórias por trás de alguns dos seus exóticos capacetes!
Top5 capacetes icônicos de Valentino Rossi: O Tubarão
Um dos designs mais excêntricos de Rossi, lançado antes da rodada de 2015, apresenta um grande e intimidante tubarão azul de desenho animado vindo por trás de um pequeno peixe amarelo. Como a maioria de seus capacetes, é assinado pela italiana AGV.
Veja também:
Em 2015 Rossi chegou a etapa de Misano na liderança, mas muito perseguido por seus rivais, Lorenzo, Marquez e Pedrosa (todos espanhóis) tentando bater o italiano em sua corrida em casa. Podemos interpretar que o design deste capacete representa sua determinação em ficar à frente dos demais durante a corrida!
2 – Capacete “Wish You Were Here’’
Um dos designs mais sinceros de Valentino Rossi. Este capacete é fortemente inspirado na capa do álbum “Wish You Were Here”, clássico do Pink Floyd do Pink Floyd.
O design foi utilizado na etapa de Misano, em 2013, e foi uma homenagem ao seu amigo e colega piloto de MotoGP Marco Simoncelli, que morreu em um acidente enquanto corria na etapa de Sepang, em 2011. Como Rossi, a cidade natal de Simoncelli também não fica longe do circuito de Misano, que foi renomeado em homenagem ao piloto após sua morte.
3 – Rossi e seu capacete “espantado”
Outro clássico. Diz a lenda que às 2h da quarta-feira antes do GP de Mugello de 2008, Rossi e seu designer de capacete de longa data, Aldo Drudi, não conseguiram ter uma ideia para seu tão esperado capacete da corrida ‘em casa’ – Rossi até sugeriu que o capacete fosse em branco, dizendo “desculpe, não conseguimos pensar em nada!”.
Mas depois de conversar com Rossi sobre como era correr em Mugello, Rossi descreveu uma curva cega após a longa reta do circuito e fez uma cara de espanto para descrevê-la. Drudi ficou achou tão engraçada a expressão que decidiu torná-la a peça central do design – e o resultado foi um dos capacetes mais divertidos e famosos de todos os tempos!
4 – Capacete “Burro”
Rossi se envergonhou ao cair durante a rodada da Indy de 2009, onde perdeu 25 pontos no campeonato. Pode-se dizer que “ele fez papel de burro”. Para amenizar a situação, ele se fez de burro literalmente, em seu capacete Misano 2009. Este capacete é uma das maneiras de Rossi se divertir com situações complicadas e com certeza é um dos mais favoritos dos seus fãs.
5 – O capacete “galinha”
Este curioso design foi feito para comemorar o 9º campeonato Mundial de Rossi, que ele conquistou em Sepang, em 2009. A imagem de uma galinha de desenho animado botando um ovo parece estranha no começo, mas está fazendo referência a um velho ditado italiano que diz “galinhas velhas são apenas bom para fazer caldo” (já que não põem ovos).
O desenho é uma referência à idade de Rossi quando ganhou o campeonato; aos 31 anos, ele era considerado velho pelos padrões da MotoGP, mas mesmo assim venceu naquele ano. Em outras palavras, essa “galinha velha” conseguiu botar mais um ovo.
Valentino Rossi usa seus designs de capacete como uma forma de se comunicar – seja para homenagear seus fãs, expressar suas emoções ou até mesmo zombar de si mesmo. Seus capacetes são muito mais do que apenas equipamentos de corrida. Em vez disso, cada um significava uma história em andamento que o agora lendário piloto contou durante toda a sua carreira.