segunda-feira, setembro 20, 2021
19 C
São Paulo

Conheça Os Melhores Pilotos Do Brasil E Do Mundo

Pilotos de motocross existem aos montes, entretanto, somente alguns se destacam no meio de tanta gente.

Isso porque a carreira de piloto não é fácil. É preciso viajar muito e ter muita resiliência e consistência para conseguir ganhar campeonatos em sequência.

Quer saber quem são os maiores pilotos de motocross do Brasil e do mundo? Então leia o texto a seguir!

Maiores Pilotos De Motocross Do Mundo

Confira a seguir uma lista com os maiores pilotos de motocross do mundo:

Broc Glover

Nascido em San Diego, na Califória (EUA), Broc Glover ganhou o seu primeiro campeonato nacional profissional em 1977.

Ele defendeu a própria coroa em 1978 e 1979. No ano seguinte, ele mudou para a classe de 500 cilindradas e ganhou o campeonato nacional no seu primeiro ano na categoria.

Ao longo de sua carreira, Broc Glover disputou seis campeonatos da American Motorcyclist Association (AMA) e foi incluído no Hall da Fama da competição.

Joel Robert

Joel Émile Édouard Robert, nascido na pequena cidade de Chatelet, na Bélgica, já vinha de uma família de motociclistas quando começou no motocross.

Em 1964, foi campeão mundial de motocross na categoria de 250 cilindradas. Na época, ele tinha só 21 anos, o que fez dele um dos campeões mais jovens da história da competição.

De 1968 a 1972, ele obteve cinco campeonatos mundiais na categoria, primeiro com a equipe tcheca CZ e o restante com a japonesa Suzuki.

Durante a sua carreira, ele obteve um recorde de 50 vitórias, que só foi superado em 2004, por Stefan Everts.

Infelizmente, esse piloto lendário morreu em 13 de janeiro de 2021, aos 77 anos, após ficar internado por conta da COVID-19.

Eric Geboers

Eric Geboers era outro piloto Belga, que correu no Campeonato Mundial de Motocross de 1980 a 1990, ganhando 5 campeonatos mundiais em 11 anos.

Ele é notável por ser o primeiro competidor de motocross a ganhar os campeonatos mundiais nas categorias 125 cc, 250 cc e 500 cc.

Sua carreira de 39 anos o coloca como o quinto melhor piloto entre os competidores do Campeonato Mundial de Motocross.

Stefan Everts

Stefan Everts, por sua vez, é uma das maiores lendas vivas do esporte, apesar de ter se aposentado em 2006, após vencer 10 títulos mundiais.

Como vimos no tópico anterior, ele bateu o recorde de número de vitórias de Joel Robert, acumulando um número impressionante de 101 vitórias em corridas.

Conhecido por seu estilo suave de pilotagem, Everts dava a impressão de correr sem precisar se esforçar e conseguia se manter de pé na moto por muito mais tempo que outros pilotos.

Especialmente nos últimos anos da sua carreira, Stefan usou toda a experiência adquirida para mostrar um grau de consistência admirável, com pouquíssimos erros.

Ryan Villopoto

Ryan Villopoto, por sua vez, é conhecido pelas corridas de motocross e supercross. Ele competiu nos campeonatos da AMA de 2005 a 2014.

Correu a sua vida toda pela Kawasaki e ganhou o supercross 4 vezes e o Campeonato de Motocross de Poulsbo três vezes.

Lívia Lancelot

Lívia Lancelot, por outro lado, é uma competidora profissional de motocross nascida na França, em Saint-Denis.
Ela se tornou a primeira mulher a ganhar o Campeonato Mundial de Motocross Feminino da história e venceu o campeonato novamente em 2016.

Melhores Pilotos Brasileiros De Motocross

No Brasil, é incontestável: o melhor piloto de motocross que já tivemos até agora com certeza é Moronguinho, que ganhou 14 títulos nas categorias principais. Um fenômeno indiscutível!

Entretanto, existem alguns outros pilotos que podemos citar que também são e foram muito habilidosos no esporte ao longo dos anos.

Confira a seguir uma pequena lista com alguns dos maiores pilotos de motocross do Brasil:

  • Jorge Negretti;
  • Nivanor Bernardi;
  • Milton Chumbinho Becker;
  • Nuno Narezzi;
  • Balbi Júnior;
  • Wellington Garcia.

Quanto Ganha Um Piloto De Motocross No Brasil?

O salário de um piloto de motocross no Brasil varia bastante de acordo com as competições que participa, se é contratado de alguma empresa ou se participa dos campeonatos por conta própria.

Por esse motivo, é difícil dizer com certeza quanto ganha um piloto de motocross no Brasil.

Pilotos contratados por empresas, por exemplo, ganham um salário fixo interessante e podem ganhar ainda mais fazendo publicidade, mas isso varia muito de atleta para atleta, bem como com os prêmios das competições que participa.

Quais São As Premiações No Motocross?

Existem diversas premiações de motocross, pois o motocross possui diversas categorias e estilos.

As mais famosas são as competições MX, que são corridas com obstáculos, entretanto, ainda existe o VX, o Enduro, o MX1, MX2, MX Jr e tantas outras competições.

Qual A Diferença Entre MX e VX No Motocross?

A principal diferença entre o motocross (MX) e o velocross (VX) é que a pista do MX conta com muitos obstáculos com saltos, mesas e costelas, ou seja, é necessário que a moto utilizada seja preparada e com uma boa suspensão.

Já no VX, o aspecto mais importante é a velocidade. Por isso, enquanto no VX as motos chegam até 80 a 90 km/h, nas competições de MX a velocidade média gira em torno de 45 a 60 km/h.

Conclusão

Como vimos, os melhores pilotos de motocross do mundo tiveram carreiras recheadas de vitórias e recordes quebrados.

Dentre eles, podemos citar Stefan Everts, que ganhou mais de 100 corridas ao longo da carreira, e Ryan Villopoto, campeão em 3 categorias.

No Brasil, temos o incontestável Moronguinho, entretanto, outros pilotos como o Chumbinho também merecem destaque nessa lista.

E aí? Curtiu o texto? Acha que algum piloto importante ficou de fora? Conta para gente nos comentários! Muito obrigado pela leitura!

Portal MX

As mais lidas...

Notícias Relacionadas

close