Com os seus dois pilotos de fábrica nos três primeiros lugares da geral, a equipa GasGas esteve poderosa na primeira semana do Dakar. Sam Sunderland comanda o rali desde o terceiro dia, mas capitalizou até hoje somente 2m39s de vantagem sobre Matthias Walkner (KTM) e 5m35s sobre o companheiro de equipa Daniel Sanders, pelo que não terá tarefa fácil para ‘segurar’ a concorrência até ao final da prova em Jeddah, no dia 14 de janeiro.
Ao cabo de seis dias do rali Dakar na Arábia Saudita, este sábado foi dia de descanso e, sem dúvida nada está ainda definido até termos um líder sólido. Apenas cinco minutos separam os três primeiros, com Sunderland a líderar os acontecimentos ao cabo de 19h55m de corrida e Daniel Sanders a conseguir na sexta-feira a segunda vitória de sempre no Dakar, subindo a terceiro na classificação geral provisória. Assim, é natural pensar que a equipa GasGas Factory Racing terá aproveitado o dia de pausa no rali para redefinir estratégias, por forma de segurar a liderança na segunda metade do rali.
Sam Sunderland descreveu assim a caótica etapa da passada sexta-feira, reduzida para apenas 101 km, devido ao pedido feito por muitos pilotos para parar a etapa devido ao terreno completamente intragável, deixado pelos carros e camiões no dia anterior. “Havia muitos pilotos preocupados com a forma como a etapa seria depois dos camiões terem passado, e foi inacreditável o que vimos”, disse Sam Sunderland.“Com tantas rochas e socalcos deixados pelos camiões era extremamente difícil encontrar linhas suaves, e para além disso o roadbook não estava correcto.”
Com Matthias Walkner e o vencedor do ano passado Kevin Benavides (8º) nos dez primeiros, e Toby Price em décimo segundo lugar da geral, a Red Bull KTM, pode na verdade encarar com alguma dose de tranquilidade os seis dias que restam até à final em Jeddah. “Demorei algum tempo a adaptar-me à moto porque não tinha andado tanto na nova versão, mas com a ajuda da equipa, fizemos algumas mudanças realmente positivas e estou super satisfeito com a forma como as coisas estão agora”, disse o segundo classificado da geral. “Não tive grandes quedas e por isso estou pronto para continuar a andar bem na segunda semana”, concluiu o piloto austríaco da KTM.
Kevin Benavides, que se atrasou muito na primeira etapa, destacou problemas com a navegação até ao dia de descanso. “O roadbook deste ano tem algumas diferenças de dia para dia e isso só o torna ainda mais difícil para nós. A chuva que aqui tivemos também tornou as etapas mais complicadas de navegar – penso que a chave para se fazer bem daqui até ao fim será cometer menos erros do que todos os outros”, concluiu o piloto argentino.
Menos bem está a equipa da Honda, que dos seus quatro pilotos ainda em prova, tem apenas dois dos seus representantes nos dez primeiros classificados, Pablo Quintanilla (5º) com uma desvantagem de 15 minutos para o líder e Joan Barreda (9º) a 25 minutos do primeiro, respectivamente. Jose Ignacio Cornejo (13º) e Ricky Brabec (15º) já estão a mais de 45 minutos do britânico do líder Sam Sunderland.
“Começámos bem o rali, mas na etapa 1B houve uma complicação com um ponto de passagem difícil”, começou por referir o ex-piloto Ruben Faria, atual chefe de equipa da Honda Monster Energy. “O que temos de fazer é tentar recuperar o tempo perdido. Após o primeiro dia, tivemos de mudar um pouco a estratégia da equipa e vamos levar um dia de cada vez. Chegámos a este dia de descanso com os quatro pilotos ainda na corrida e com as motos em perfeitas condições. O Joan (Barreda) magoou um pouco o ombro mas está na corrida. O Pablo é o nosso melhor piloto, e amanhã começará atrás de alguns dos seus rivais e tentará ganhar algum tempo com eles. O ‘Nacho’ (Cornejo) também parte amanhã de trás e, se se mantiver concentrado, poderá recuperar muito tempo. O Ricky tem tido altos e baixos mas está a melhorar. O importante é que, neste momento, a corrida está a meio caminho, ainda falta uma semana e eles estão em boa forma para encenar um ataque.“
Apesar do abandono de Ross Branch, a Yamaha continua com Adrien Van Beveren (4º) a somente 7 minutos do primeiro e Andrew Short (11º) mais distante, a 38 minutos do primeiro.
Falando nas surpresas da primeira semana do Dakar 2022, obviamente o sexto lugar que ocupa Lorenzo Santolino com a Sherco, a posição como melhor rookie de Mason Klein e as vitórias em etapas de Joaquim Rodrigues e do ex-piloto de MotoGP Danilo Petrucci.
Assim, o que não faltam são motivos para continuar a seguir o Dakar com toda a atenção.
CLASSIFICAÇÃO GERAL (APÓS 6 ETAPAS)
1. SAM SUNDERLAND (GASGAS) 19h55m59s
2. MATTHIAS WALKNER (KTM) +00:02:39
3. DANIEL SANDERS (GASGAS) +00:05:35
4. ADRIEN VAN BEVEREN (YAMAHA) +00:07:43
5. PABLO QUINTANILLA (HONDA) +00:17:44
6. LORENZO SANTOLINO (SHERCO) +00:18:22
7. STEFAN SVITKO (KTM) +00:24:29
8. KEVIN BENAVIDES (KTM) +00:24:56
9. JOAN BARREDA BORT (HONDA) +00:25:59
10. MASON KLEIN (KTM) +00:37:08
(…)
18. JOAQUIM RODRIGUES (HERO) +01:05:05
25. – ANTONIO MAIO (YAMAHA) +01:43:33
32. RUI GONÇALVES (SHERCO) +02:20:08
54. MARIO PATRÃO (KTM) + 05:38:55
72. ALEXANDRE AZINHAIS (KTM) + 07:33:14
81. ARCÉLIO COUTO (HONDA) + 08:32:57
102. PEDRO BIANCHI PRATA (HONDA) + 11:12:51