Apesar do seu modesto nono lugar, a 2,5 horas do vencedor, o
piloto austríaco da KTM poderia estar orgulhoso de seu desempenho no rali Dakar
2021. Uma embraiagem defeituosa na Etapa 2 custou-lhe mais de duas horas, mas
após esse incidente permaneceu impecável e foi um dos pilotos mais
consistentes. No entanto, o resto do ano foi quase perfeito para Matthias
Walkner que terminou a temporada coroado com o seu segundo título mundial nos
Cross-Country Rallies. E no Dakar 2022, que começa no dia 1 de janeiro, o
austríaco de 35 anos vencedor do Dakar de 2018, é mais uma vez um dos
favoritos.
Para a 44ª edição do Dakar que começa em Ha’il e termina a 14 de janeiro em Jeddah, na costa do Mar Vermelho, como está a confiança do austríaco?
“É claro que a minha confiança não pode estar em baixo depois de um ano tão forte. O meu Dakar não foi o ideal porque soube no segundo dia que já não havia hipóteses de pódio para mim. Mas a maré mudou no Mundial e o ano todo foi muito, muito bem. Principalmente o Rali de Marrocos. Todos os meus companheiros estavam lá, ninguém se machucou e todos queríamos mostrar o quanto somos fortes. Terminei em segundo, apenas 1.59 minutos atrás do Pablo Quintanilla, o que me deu muita confiança. ”
Junto com Kevin Benavides e Toby Price, Walkner forma uma equipa poderosa. Mas além disso, há outros pilotos fortes nas equipas da GasGas (Sam Sunderland, Daniel Sanders) e da Husqvarna, que, como a KTM, pertencem ao Grupo Pierer Mobility.
“A nossa equipa para 2022 é excelente, super forte – não nos devemos esquecer de Daniel Sanders, que penso que será vencedor do Dakar nos próximos anos”, disse Walkner, referindo-se ao jovem australiano. “Mas com Sam, Toby e Kevin tenho companheiros de equipa extremamente fortes. É bom rodar com eles, lutar com eles de uma forma agradável. Acho que estamos prontos. Agora é hora de trazer o troféu de volta para Mattighofen. “
Matthias Walkner conta ainda com uma moto completamente nova.
“Vamos ver se a nova moto é boa o suficiente para a vitória. A diferença é enorme, tudo é diferente: o quadro, o braço oscilante, a suspensão, o depósito, a forma … tudo! 70 a 80 por cento das peças são novas, e tentámos combinar as vantagens de uma moto superleve e ágil com a estabilidade da moto antiga. É realmente uma moto completamente nova. Espero que tenhamos um bom Dakar, uma grande competição e no final veremos qual é a melhor moto!”, disse Walkner, referindo-se ao grande objetivo: o rali Dakar de 2022.
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