Dakar, Etapa 5, Rui Gonçalves: “Sabia que hoje ia ser mais difícil”

Publicidade

A sexta etapa do Rally Dakar provou ser mais uma prova de fogo para Rui Gonçalves que, depois de ter alcançado o terceiro posto no dia de ontem, teve hoje que sair na frente do pelotão, sendo obrigado a trabalho redobrado em termos de navegação.
 

Não foi propriamente nada que o piloto de Vidago não estivesse à espera, mas arrancar na frente do pelotão com um troço totalmente virgem, foi uma situação inédita para Rui Gonçalves, isto fruto do brilhante resultado alcançado ontem no Rally Dakar 2022.

Conduzindo com redobradas cautelas, e sempre muito focado na navegação, Rui Gonçalves enfrentou a mudança de cenário e, principalmente, de piso com um elevado nível de concentração para evitar erros que, geralmente, se pagam caro neste Rally Dakar.

O piloto da Sherco finalizava a etapa de hoje na 26ª posição, num dia em que os trinta primeiros classificados terminavam o dia separados por pouco mais de 20 minutos de intervalo.

“Logo à partida sabia que o dia de hoje ia ser mais difícil pelo facto de ter de arrancar no grupo dos três primeiros. Apanhei uma especial sem marcas e por isso foi essencial manter muita concentração e evitar todo e qualquer tipo de erros em termos de navegação. Esse foi o plano para a etapa de hoje sabendo de antemão que o ritmo na frente da corrida é completamente diferente, o que me levou a perder algum tempo para os adversários que vinham de trás.
Mesmo assim ainda tive alguns problemas com a navegação, principalmente num waypoint mais trabalhoso, mas rapidamente voltei ao percurso correto.
Cheguei bem ao final com a perfeita consciência de que amanhã é um novo dia, com mais etapa que se avizinha complicada e na qual será muito importante manter o foco antes do dia de descanso.
Mais uma vez agradeço a todos pelo vosso apoio incondicional
” disse o transmontano no final.

A sétima etapa do Dakar 2022 será efetuada no segundo “loop”, com partida e chegada na capital da Arábia Saudita (Riade) num total de 635 km (421 km cronometrados)

:.

(Foto: RallyZone)


Portal MX