Dakar, Etapa 9, Joan Barreda: “Ainda tenho uma oportunidade de lutar pelo Dakar”

Publicidade

Joan Barreda é um dos pilotos mais experientes, o único em atividade com um total de 29 vitórias em etapas, duas delas conseguidas este ano, um recorde apenas superado por Stephane Peterhansel. Aos 38 anos de idade, o piloto de Castellón não desiste do seu principal objetivo: vencer o Dakar.

Hoje, na nona etapa, a etapa especial de 287 quilómetros em torno de Wadi Ad-Dawasir começou-se a definir quais os pilotos que irão estar na disputa final pela vitória. Um total de 491 quilómetros, através do Bairro Vazio da Península Arábica, apresentava menos areia do que nos dias anteriores, mas mais pistas de montanha entre desfiladeiros que exigiam uma navegação precisa e sem erros.

Mestre como é nesse tipo de exigências, Joan Barreda completou a etapa do dia com um certo grau de normalidade, a escassos 2m10s do seu companheiro de equipa. Barreda, quinto na etapa, ocupa o sexto lugar na classificação geral, menos de 11 minutos atrás do líder da prova.

“Hoje o dia correu bastante bem. Comecei em 10º lugar, com vários pilotos à minha frente. Estabeleci um ritmo constante, tomando boas decisões em termos de navegação. À medida que os quilómetros foram passando, senti-me um pouco melhor e, na parte final, consegui andar bastante rápido. A verdade é que os pilotos da frente navegaram muito bem e não cometeram quaisquer erros, pelo que o ritmo foi bastante elevado. Não fomos capazes de recuperar muito tempo aos pilotos da frente, mas foi positivo, outra etapa terminada e ainda tenho uma oportunidade de lutar pelo Dakar, recuperando fisicamente ao longo do dia. O objectivo é atingir a linha de chegada a dar o máximo de mim.”

Amanhã o rali prossegue com mais um dia cheio de navegação antes de se terminar o percurso de 759 quilómetros. Cerca de metade da distância – 375 quilómetros – serão a contra-relógio. As travessias e pistas paralelas poderão fazer a diferenças entre os principais candidatos aos triunfo.


Portal MX