segunda-feira, novembro 30, 2020
21.5 C
São Paulo

Dia do Motociclista: CBM resgata momentos históricos

Na próxima segunda-feira, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) começa uma campanha em comemoração ao Dia do Motociclista. Em parceria com o Motorstory, site idealizado por Carlãozinho, filho do saudoso Carlos Coachman, ex-piloto e ex-vice-presidente da CBM na gestão do Lincoln Miranda Duarte, CBM e Motor Story irão publicar fotos raríssimas de motociclistas que marcaram a história do esporte.

As raízes do motociclismo

Assim como o Motor Story, a CBM valoriza sua história através do reconhecimento de seu passado. O trabalho visa reconhecer o trabalho de pilotos, empresas, instituições que contribuiram para a evolução do esporte. Para o presidente da CBM, Firmo Alves, esta será uma oportunidade de resgatar as raízes do motociclismo.

“É preciso olhar para o passado para entender e valorizar o presente. Além disso, é necessário projetar melhorias para o futuro. Nos registros compartilhados, poderemos ver a evolução das máquinas, da estrutura dos eventos, das roupas dos pilotos e dos equipamentos. Há, ainda, muitos outros itens que muitas vezes não eram adotados porque não existiam e que hoje são indispensáveis para a realização de um evento sério e seguro. Será um momento de despertar a curiosidades, aprender e também se divertir com essas memórias que são verdadeiras relíquias”, disse o presidente da CBM.

Relíquias

As relíquias serão cedidas pelo acervo do Motorsotory, um trabalho que começou em 2004 e ganhou forma a partir de 2012. “O Firmo é um grande amigo e acompanha o trabalho do Motostory desde o princípio. Até criou, anos atrás, a Comenda Carlão Coachman como forma de homenagear tanto o pai como pessoas que fizeram diferença no nosso esporte. Sempre falou da vontade dele de recuperar a história da entidade também, e que quando estivesse pronto, faríamos juntos. Acredito que, graças ao trabalho implantado pelo Firmo, agora a CBM está pronta e o Motostory também. Feliz de podermos fazer isso juntos”, comentou o fundador do Motorstory.

A CBM já tem planejado a criação de um novo site no qual deixará um espaço destinado para a história do motociclismo. O “Museu Digital” vai trazer registros documentais, fotografias de atletas e eventos do esporte desde sua origem até os tempos atuais. Na campanha atual, o colaborador Carlãozinho já antecipa o que o internauta vai encontrar nas mídias sociais da CBM.

“Olhar para a história da entidade nada mais é do que olhar para a história das pessoas que a fizeram. É o retrato do próprio país sob a ótica do motociclismo nacional. No caso da moto, da CBM, vamos descobrir juntos as histórias daqueles que primeiro usaram motocicletas no Brasil. Os primeiros clubes, os primeiros comerciantes, importadores, viajantes… os primeiros pilotos e organizadores. Personagens, como os Bezzi, de Santos, os Ceccarelli de Campinas, Dantas, do Rio de Janeiro, a história de Eloi Gogliano, tão importante para o motociclismo como para a própria CBM, e na maneira como o motociclismo se espalhou pelo Brasil, que foram os responsáveis por isso. É preciso conhecer e reconhecer nosso passado”, enfatizou Carlãozinho.

Confira a novidade!

A partir da próxima semana, a CBM convida todos a visitar seu site e suas redes sociais. Se quiser contribuir com o Museu Digital da CBM, a instituição está aberta para receber através do e-mail (imprensa@cbm.esp.br) fotografias e acervos documentais que serão divulgados na plataforma em parceria com Motor Story. Para saber mais sobre colaborador do Museu Digital CBM, acesse a página do Motorstory através do link da CBM (www.cbm.esp.br).

As mais lidas...

close