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do couro à fibra de carbono

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Quando o militar T. E. Lawrence (ou ‘Lawrence da Arábia’), uma das figuras mais carismáticas da Primeira Guerra Mundial, foi fatalmente ferido em um acidente motociclístico em 1935, seu médico percebeu que sua vida poderia ter sido salva se ele estivesse usando um capacete de moto. Além de primitivos, na época o uso dos equipamentos não era obrigatório. Bora conhecer a história deste essencial item do motociclista?

Se hoje são confiáveis e confortáveis, no início os capacetes eram de couro… e ainda levaram quase 30 anos para serem criados!

Capacete de moto levou 30 anos para surgir

A primeira motocicleta foi projetada em 1885, pelos futuros fundadores da Mercedes, que o chamaram de “Reitwagen” – que em português significa “carro andando”. A partir daí nasceram as primeiras motos e as primeiras marcas, como Harley, Triumph, Indian e Norton.

Já em 1914, um físico britânico começou a atender pacientes com lesões produzidas por acidentes de motocicleta. Como consequência do grande número de feridos, surgiu a ideia de desenvolver um capacete para cobrir a cabeça dos motociclistas. Ou seja, quase 30 anos depois do surgimento das primeiras motos.

Exemplar de um dos primeiros capacetes para andar de moto, fabricado em couro, sem qualquer tipo de tecnologia para absorção de impacto. Olhando para ele fica fácil entender como a moda de usar capacete demorou para pegar

 

Naturalmente, os primeiros modelos eram muito primitivos, feitos de couro ou peles de animais, que no fim das contas serviam mais para proteger os motociclistas do frio. Este tipo de capacete não se popularizou e nem se tornou obrigatório nos países.

Acidente fatal mudou o rumo da história

Tudo começou a mudar em 1935, com a morte do famoso oficial do exército britânico TE Lawrence. Mais conhecido como Lawrence da Arábia, o militar era um herói nacional e morreu em consequência dos ferimentos sofridos em um acidente de moto. Isso deixou ainda mais claro o risco de andar de moto sem proteções na cabeça.

Foi só com a morte do importante oficial Lawrence da Arábia que a sociedade levou a sério a necessidade de criar um equipamento que protegesse o motociclista. Logo o Exército Inglês tornaria seu uso obrigatório

O médico que atendeu Lawrence iniciou um estudo devido a esta morte, pois percebeu que as lesões cerebrais estavam diretamente relacionadas com aqueles acidentes em que não se usava capacete de proteção. Após a tragédia, o capacete passou a ser obrigatório para os motociclistas do Exército Britânico, o primeiro órgão a exigir o uso do equipamento de forma oficial.

Veja também:

 

Mais motos, mais capacetes

A partir dos anos 50, as grandes marcas iniciaram o processo de fabricação de capacetes de moto para a população em geral. Estes capacetes possuiam um design moderno, que ofereciam segurança ao mesmo tempo que tinham certo estilo. Pouco tempo depois nasceram os capacetes off-road – até então seus pilotos usavam os mesmos que para a estrada. Os novos capacetes incluíam viseiras contra pedras e sujeira, servindo de embrião do capacete off-road de hoje em dia.

Anos depois, o design dos capacetes melhoraram, assim como seu     nível de segurança

Capacete de moto moderno é seguro

Hoje, os fabricantes oferecem capacetes desenvolvidos em laboratórios com tecnologia de ponta. A segurança não é a única coisa importante, mas o conforto também.

Os capacetes de moto atuais podem ser feitos em diversos materiais, desde plásticos injetados de alta resistência até fibras, como de carbono. Ainda podem ser tricompostos, alcançando um nível de segurança inimaginável até pouco tempo atrás.

Não se deixe enganar pela descontração de suas cores. Capacete hoje é coisa séria, fruto de infinitas horas de testes de segurança e aplicação de novos materiais. Na foto, o AGV usado por Valentino Rossi na MotoGP 2021

Assim, existem várias homologações que cada capacete de moto deve passar. Como o ECE 22.05 na Europa ou o padrão DOT nos Estados Unidos. Certificações obrigatórias que garantem que esses capacetes foram testados e passaram nos testes de resistência antes de chegarem às lojas. Além disso, os pilotos profissionais devem usar equipamentos que tenham a homologação da Federação Internacional de Motociclismo.

Os capacetes para motociclistas passam por constante desenvolvimento e estudo para que a cada dia que passa, para que todos possam andar com muito mais segurança e desfrutar da sua paixão de acelerar sobre duas rodas com as máximas garantias de conforto e segurança.



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