MXPress
Categories: Treinamento

Duas motos de 500 cc (e espanholas) que queremos no Brasil

MXPress

As motos de 500 cc costumam se dar bem em diferentes cenários. Oferecem vigor para viagens e diversão para estradas sem sacrificar o planejamento financeiro do proprietário. Infelizmente, é uma faixa de cilindrada com poucas opções de modelos no Brasil, ainda que consideremos também as 400 cc, bem próximas em preço e desempenho.

Mas no exterior há alternativas bem interessantes neste nicho. Entre elas estão as Eight Mile 500 Street e Eight Mile 500 Scrambler, produzidas pela montadora espanhola Macbor. Duas motos médias, com propostas interessantes e cheias de estilo? Certamente as queremos no Brasil!

  • Confira o vídeo de apresentação das motos 500 cc:

Os modelos já estão sendo vendidos na Europa. Os interessados no modelo street precisam desembolsar 6.399 euros (o que equivale a R$ 40 mil) e escolher entre as cores amarelo, preto e vermelho metalizado. Já a versão scrambler é um pouco mais salgada, custando 6.699 euros (em torno de R$ 41.878) e pode ser adquirida nas cores cinza ou vermelho.

Veja também:

Motos de 500 cc: street e scrambler

Os dois modelos estão equipado com o mesmo motor

A marca Macbor lançou sua primeira trail recentemente, chamada Montana XR5. Assim, aproveitando o bom momento, decidiu apresentar a Eight Mile 500 Street e Eight Mile 500 Scrambler. Dessa forma, entra no seu catálogo uma moto street e uma scrambler que seriam bem interessantes para o mercado brasileiro.

Assim, o modelo scrambler encara um fora da estrada

Assim de cara, a Eight Mile 500 Scrambler não nega seu segmento. É uma moto que topa bem uma estrada asfaltada ou um off-road moderado. Para isso tem rodas de raios cruzados, com de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira vestidos com pneus mistos. Além disso, o modelo recebeu protetor de cárter em alumínio.

Enquanto isso, a Eight Mile 500 Street já entrega sua vocação no nome: perímetro urbano e asfalto. Assim, a street deixa os raios de lado e recebe rodas de 18 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira. O modelo recebeu um protetor de cárter menor, mais discreto e em preto fosco. 

 

Motor de 500cc gera 47 cv de potência

Sendo assim, a fabricante espanhola decidiu por usar o mesmo motor nas duas versões, sendo um propulsor de 471 cm³ que alcança a potência máxima de 47 cv a 8.500 rpm e 4,3 kgf.m a 6.500 giros.

Enquanto isso, a street é a cara do perímetro urbano

De acordo com a Macbor, a equipe de engenheiros trabalhou para que a força do motor fosse entregue de forma suave e linear. Curiosamente, são praticamente os mesmos números das CB 500F e 500X à venda aqui no Brasil. As Honda tem motor de dois cilindros em linha, 471 cm³, DOHC, que gera 50,4 cv e 4,5 kgf.m de torque.

 

Suspensão e freios de grife

A marca Kayaba foi escolhida para fornecer as suspensões que equipam as novas motos de 500 cc. Dessa forma, as duas possuem garfo invertido na dianteira e sistema monochoque na traseira. No entanto, a Scrambler possui suspensões ajustáveis com curso de 195 mm na frente e 200 mm atrás. Assim, a street tem suspensão não ajustável com curso de 155 mm na dianteira e 165 mm na traseira.

Assim, a suspensão da scrambler permite que seja realizado ajustes

Já os freios são iguais para as duas, sendo Nissin a disco com 98 mm na frente e 240 mm atrás. Além disso, há o sistema de ABS que permite funcionar em três modos, sendo: ligados nas duas rodas, totalmente desligado ou desligado apenas na roda traseira.

 

De onde vem a Macbor?

Os novos lançamentos da Macbor chegam para somar no catálogo crescente da marca

Fundado em 1971, o Grupo Motos Bordoy é detentor da marca Macbor (nascida apenas em 1999), sendo estabelecido no mercado como um importante fabricante de motos espanholas. Assim, para quem começou apenas com motos infantis, a Macbor parece estar lendo bem as vontades do público motociclista e fazendo lançamento pontual de dois estilos bem marcantes que é o street e scrambler. 

 

Quais são as motos 500 cc no Brasil

Quando surge uma moto de 500 cc na Europa, nós brasileiros já ficamos babando, afinal, essa faixa de cilindrada é historicamente escassa no Brasil.

O mercado de motos 500cc brasileiro respira por aparelhos. Atualmente, temos apenas as Honda CB 500F (foto) e 500X

Atualmente, há apenas duas motos de 500cc à venda por aqui, as irmãs CB 500F e CB 500X. No exterior, a Honda também oferece a custom Rebel 500 e a esportiva CBR 500R, que esteve no nosso entre 2014 e 2018.

Infinitamente solicitada por fãs da marca aqui, a Rebel 500 está disponível apenas no exterior

Com a falta de concorrentes diretas, aqui as 500 acabam tendo de encarar motos um pouco menores, mas com desempenho comparável. Entre elas, as naked Yamaha MT 03, Kawasaki Z 400 e KTM 390 Duke, além da trail Versys 300. Bem que as Eight Mile 500 poderiam vir para aquecer esta briga.



Portal MX

MXPress
mxpress

Recent Posts

GasGas apresenta gama de motocross 2023

Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…

3 anos ago

Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X

A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…

3 anos ago

GasGas terá 10 novas motos off-road em breve

Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…

3 anos ago

CN Motocross: Paulo Alberto vai competir em Lustosa

Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…

3 anos ago

Paulo Felícia, CN Enduro, Açores: “Uma boa prova a recordar os velhos tempos com o Gonçalo Reis”

Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…

3 anos ago

Saiba como foi o Aceleradas Experience 2022 & Eu piloto minha liberdade!

 A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…

3 anos ago
MXPress