5 erros que você comete no Motocross e não sabia

Publicidade

Todo mundo comete enganos e é extremamente importante aprender com eles para nunca mais repeti-los na vida. Veja uma lista de erros comuns que acontecem na hora em que você está em cima da sua moto.

Esquecer o ajuste da moto

Você precisa ficar o mais confortável possível enquanto pilota sua moto. Mas o que muitos fazem é subir nela sem ajustar manetes, guidão, suspensão, pressão dos pneus… Daí vira uma verdadeira bagunça. Antes de correr, sempre ajuste a moto de acordo com o seu perfil, peso e as condições do lugar da competição.

Pilotar sem pensar ou se divertir

Por que você curte Motocross? Porque é algo divertido que traz uma onda de adrenalina inigualável. Agora, se você tirar a parte divertida, acaba pilotando apenas para ganhar velocidade ou para ficar em boa forma. Esse é um erro que muitos atletas comentem. É claro que você precisa treinar, disputar, mas não se esqueça de que andar numa moto é algo que envolve emoções e diversão. Saia por aí e divirta-se, encontre uma pista legal para treinar… Esqueça de ir rápido demais, uma vez ou outra, senão você entra numa onda automática de que tem que treinar, tem que ir mais rápido, tem que pular mais alto… e isso não será nada satisfatório nem para você e nem para a sua carreira.

Veja também:

MX Action | 5 dicas para conseguir patrocínio no Motocross

MX Action | 8 dicas essenciais para iniciantes nas pistas

Fazer treinos esporádicos

Trabalhar sua técnica é algo importante, pois permite que você fique mais confortável na moto e tenha mais controle sobre as suas ações durante uma competição. Também aumenta as chances de não se cansar facilmente, ficar mais tranquilo e cometer menos erros. Assista vídeos de pilotos experientes e preste atenção em como eles agem. Depois, vá para a pista, faça um mapa na cabeça dos pontos que deve passar e treine com bastante foco.

Não ficar em pé

A parte abaixo da cintura deve estar conectada com a moto. Para fazer isso e ter uma pegada na moto com os joelhos, mantenha o seu dedão do pé apontando para dentro e, toda vez que dobrar os joelhos, eles vão colar no tanque.

Deixar as curvas de lado 

Acha que entende muito disso e, por isso, não treina nas curvas? Não faça isso. Esqueça as técnicas do passado e use novas para melhorar o seu desempenho. Por exemplo, você pode se aproximar da curva reduzindo até a marcha adequada para entrar, acelerar e sair da curva ainda acelerando. Os pilotos que saem na frente são os que dominam as curvas com precisão e não os que entortam nos saltos. O que você acha?