eSkootr, o mundial de patinete elétrico (sim, isso mesmo)

Publicidade

Cada vez mais vemos os pequenos scooters elétricos circulando nas ruas. Diferente de outros países, aqui no Brasil costumamos chamar os modelos de patinetes, sendo uma opção de lazer e mesmo mobilidade… Mas na Europa os veículos já tem até campeonato mundial! Conheça o curioso eSkootr Championship.

eSkootr Championship – mundial de patinete elétrico

A ideia do eSkootr foi criada ainda em 2010, em Londres, sendo um campeonato de automobilismo elétrico para patinetes com design futurista de duas rodas. No entanto, a corrida inaugural será realizada apenas neste ano, em 2022.

Essa competição conta com o campeão da Fórmula E, o brasileiro Lucas di Grassi, como Embaixador de Sustentabilidade. Enquanto o empresário libanês do automobilismo, Khalil Beschir, é o chefe COO da novidade.

As corridas serão realizadas nos sábados, com 30 pilotos divididos em cinco grupos de seis integrantes. Os quatro mais rápidos de cada núcleo serão levados às finais, enquanto os mais lentos participam de uma repescagem. Das etapas, apenas 12 vão para a semifinal, de onde somente 6 participam da disputa de troféu.

Veja também:

patinete elétrico

Mundial de patinete deve começar durante o verão Europeu

S1-X, patinete elétrico com top speed invejável

O eSkootr terá equipes competindo com protótipos desenvolvidos pela Williams Advanced Engineering. É uma companhia criada em 2010 pela lenda da Fórmula 1, Sir Frank Williams, mas que hoje é de propriedade da EMK Capital.

Voltando aos patinetes elétricos, o S1-X apresenta design e técnicas de fabricação de carros de corrida. Ele inclui uma estrutura de chassi de fibra de carbono, suspensão dianteira e traseira ajustáveis e sob medida, usinados em CNC em alumínio. Mas a carroceria é em fibra natural, teoricamente ecologicamente correta.

Com esse conjunto, o modelo scooter elétrico de corrida é capaz de atingir velocidade máxima acima dos 100 km/h. Tudo isso em ângulos de curva de 50 graus, em circuitos que serão especialmente projetados, tendo de 400 a 1000 m de comprimento.

O S1-X é alimentado por uma bateria de íon de lítio, que carrega dois motores de 6kW, um alojado em cada roda. O veículo tem um alcance de 1,5 kWh, peso máximo de 35 kg e rende até 16 cv – mais que uma Honda CG 160 Titan 2022, que pesa 117 kg.

Segundo o ex-piloto da F1 Alexander Wurz, Embaixador de Segurança do eSkootr, ainda há muito mais por vir do modelo. O campeonato foi criado para acelerar a cultura e a tecnologia de micromobilidade em cidades globais. O foco agora está em construir uma pré-temporada em breve.



Portal MX