Já ouviu falar da Yamaha YS 125 na Europa? Sim, uma motocicleta street acessível, mas que está no catálogo da fabricante no Velho Continente. De cara já vemos que ela é fortemente inspirada na Factor 125, ou melhor Fazer 150, que temos no Brasil. Mas será que são a mesma moto?
A YS é uma opção acessível aos europeus na linha de produtos da Yamaha. O modelo de fato é uma 125 cc, mas seu padrão visual é da nossa conhecida Fazer 150 UBS, top de linha por aqui. Ver modelos de menor potência com o design de motos maiores não é novidade quando se trata de Yamaha.
Na Índia, a FZ-S FI 3.0, que é uma moto 150 cc, tem a cara da Fazer 250 vendida no mercado brasileiro. São coisas que a marca opta para cada país… Mais do que apenas design, a YS 125 tem o painel da Fazer 150 e dispõe também do indicador do nível de combustível e função ECO, tal qual a moto verde e amarela.
A Yamaha YS 125 europeia é equipada com um motor refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas. Com ele, a moto é capaz de gerar potência máxima de 10,6 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1.1 kgf.m aos 6.000 giros. A usina atende aos padrões de emissões Euro4, e não tem a tecnologia bicombustível brasileira.
Enquanto isso, nossa Factor 125 é equipada com um também com uma motor refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas. No entanto, tem potência máxima de 11 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1.2 kgf.m aos 6.000 giros, rodando no etanol e gasolina.
Veja também:
Quem diria hein, na Europa Yamaha YS 125 promete rodar 300 km com seu tanque de combustível para 14 litros. Autonomia de pouco mais de 21 km/L. Enquanto isso, a Factor 125 promete rodar na casa dos 500 km em seu tanque de 15,7 litros. Uma autonomia de mais de 31 km/L. Sem falar que a brasileira tem a tecnologia para andar com etanol e gasolina.
Quando falamos da Yamaha YS 125 realmente nos referimos a uma moto totalmente diferente. Embora existam semelhanças entre as nossas Factor 125 e 150, a YS é um terceiro elemento. No entanto, a moto parece mesmo um emaranhado do casamento e intercâmbio de peças da fabricante japonesa.
Não está convencido ainda? Bem, a YS 125 tem a cara da Fazer 150, mas modelo europeu tem assento 10 mm mais baixo (785 mm) e entre eixos 10 mm mais curto (1320 mm). No entanto, a YS 125 é levemente enxuta que a 150 cc nacional, com 129 kg, frente aos 130 kg da Factor.
No mais, a YS tem o mesmo padrão de rodas 18 polegadas da Factor 125. Assim como o mesmo curso de suspensões. O rudimentar freio a tambor também está lá na moto europeia, que o mesmo sistema de frios combinados.
Na Europa, a YS 125 tem preço de 2.799 euros (mais de R$ 17 mil em conversão direta). Por aqui, a Factor 125 parte do preço público sugerido de R$ 11.790.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…