Parece que a KTM já está trabalhando na terceira geração da 890 Adventure. O modelo trail foi visto na Europa em três versões de testes. Com isso, a aventureira deve se alinhar em breve à gama de motos atualizadas, assim como a recente 890 Duke R – que apresentamos no fim desta reportagem.
A KTM lançou a 790 Adventure em 2019, moto que gerou a 790 Adventure R de especificações mais altas. Em 2021, a fabricante austríaca então realizou a atualização para as 890 Adventure e 890 Adventure R, que devem vir também ao Brasil.
Ambas as motos utilizam o motor de 889cc LC8c, substituindo o antigo de 799cc. No entanto, visualmente o estilo permaneceu praticamente inalterado. Mas para 2023 parece que a KTM está preparando uma cara nova para as aventureiras.
Simultaneamente, a marca também está se preparando para expandir a linha. Isso aconteceria adicionando uma versão voltada para a estrada. Seria uma provável 890 Adventure S – juntamente com as atuais em produção. Recentemente, protótipos para todos os três modelos foram vistos em testes.
As atualizações flagradas em teste são compartilhadas pelas três versões, e se concentram especialmente em uma nova carenagem. Os modelos têm painéis laterais que conectam o nariz ao tanque de combustível. São duas seções montadas na lateral, carregadas nos flancos, conectadas a um enchimento compartilhado à frente do piloto.
Na dianteira, o farol segue com o desenho dos modelos atuais, mas a peça é cercada por um para-brisa redesenhado, que se estende para os lados e para cima. Além disso, os protótipos parecem ter um novo painel de instrumentos, formado por uma única tela de TFT.
O modelo de entrada 890 Adventure mantém as rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 18 polegadas, como no modelo atual. No entanto, foi vista em teste com o mesmo para-lama de posição alta, antes reservado apenas para a versão R.
Veja também:
Mais do que apenas atualizações visuais, a trail da KTM pode ganhar uma versão voltada para especificamente à estrada. O modelo espiado em teste poderia vir a se chamar de 890 Adventure S – para refletir seu modelo equivalente a 1290 Super Adventure de maior alcance.
Esse novo produto foi flagrado com rodas de liga leve de 17 polegadas, emprestados diretamente da 890 Duke. O conjunto calçava pneus Continental ContiRoadAttack 3, (180/55-17) atrás e (120/70-17) na frente. A Duke também dou o seu para-choque dianteiro justo.
O resultado visto no protótipo foi uma sport-tourer (mas com posição de pilotagem ‘adventure’), sem pretensões de rodar longe do asfalto. Assim como na versão básica da 890 Adventure, o novo modelo S parece estar equipado com a suspensão WP Apex.
Falando em 890 Duke R, a KTM apresentou nesta semana o modelo 2022 da moto. A naked segue com as características técnicas já conhecidas, começando pela estrutura do quadro em treliça e suspensões WP Apex totalmente ajustáveis. Em resumo, uma moto com visual agressivo e peso seco declarado de apenas 166 kg.
A fera segue movida pelo já referido motor bicilíndrico LC8 de 889 cm³. Na Duke ele entrega potência máxima de 121 cv e torque de 10,09 kgf.m. Há sistema de freios da Brembo, com pinças de montagem radial Stylema. Enfim, ao contrário das Adventure, a naked não deve vir tão cedo ao nosso mercado…
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…