A GasGas pode apresentar em breve os seus primeiros modelos de rua (emplacadas), que serão no estilo supermoto, às conhecidas motards. Desde que o grupo Pierer Mobility comprou a fabricante espanhola em 2019, a marca manteve-se na sua especialidade, que são as motos de off-road.
No entanto, isso está mudando de figura. Recentemente, a empresa-mãe ampliou os horizontes da GasGas com uma equipe de corrida de fábrica na Moto3. Além disso, a marca recebeu reforço na sua equipe de rally, que acabou sendo a vencedora do Dakar 2022.
Nova GasGas Supermoto
O grupo Pierer Mobility também tem como propriedade a KTM e Husqvarna. Sim, marcas são donas de outras marcas. Com isso, não é surpresa ver um intercâmbio entre as diferentes fabricantes. Não por menos, surgem modelos derivados de motos de outras empresas.
Foi por esse “intercâmbio” que as novidades da GasGas foram descobertas. A KTM recentemente enviou números de identificação de veículos, para os modelos 2022 e 2023 no mercado dos EUA. Juntamente com os modelos da Husqvarna (HQV), a surpresa foi que a extensa lista incluía os codinomes “GG ES 700” e “GG SM 700”, com “GG” denotando modelos GasGas.
Veja também:
GasGas SM 700 e ES 700 dual-sport
Para ficar a par do que pode vir, lembramos que a nova plataforma 700 da KTM será baseada nos modelos 690 SMC R e 690 Enduro R. Além disso, caso os novos modelos da GasGas surjam derivados destes, esta não será a primeira vez que o grupo Pierer Group teria avançado sobre a linha da marca austríaca para fazer versões derivadas.
A marca irmã, a sueca Husqvarna, também oferece a 701 Enduro e 701 Supermoto, com base na popular linha 690. No entanto, os detalhes sobre os novos modelos GasGas são escassos, mas é bem provável que a subsidiária espanhola apresente especificações semelhantes às vistas nas KTM. Claro, com ajustes visuais de acordo com a estética da GasGas estabelecida.
O que se sabe é que o motor que alimenta as famílias KTM 690 e Husqvarna 701 é um monocilíndrico arrefecido a água, OHC, 4 válvulas, câmbio de seis velocidades. Com capacidade de 692,7 cm³ ele rende potência máxima de 74 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 7,2 kgf.m a 6.750 rpm.
Além disso, todas as variantes das duas marcas apresentam uma estrutura de treliça de aço e tanque de combustível montado na traseira. As diferenças estão nos sistemas de suspensão, rodas e freios WP, que separam os acabamentos dos modelos supermoto e enduro.
Enquanto isso, o estilo – que divide as linhas KTM e Husqvarna – são de especificações quase idênticas. Aguardamos para ver como serão de fato as GasGas supermoto e enduro.