GasGas Supermoto e Enduro: marca terá motos de rua

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A GasGas pode apresentar em breve os seus primeiros modelos de rua (emplacadas), que serão no estilo supermoto, às conhecidas motards. Desde que o grupo Pierer Mobility comprou a fabricante espanhola em 2019, a marca manteve-se na sua especialidade, que são as motos de off-road.

No entanto, isso está mudando de figura. Recentemente, a empresa-mãe ampliou os horizontes da GasGas com uma equipe de corrida de fábrica na Moto3. Além disso, a marca recebeu reforço na sua equipe de rally, que acabou sendo a vencedora do Dakar 2022.

Nova GasGas Supermoto

O grupo Pierer Mobility também tem como propriedade a KTM e Husqvarna. Sim, marcas são donas de outras marcas. Com isso, não é surpresa ver um intercâmbio entre as diferentes fabricantes. Não por menos, surgem modelos derivados de motos de outras empresas.

Campeã do Dakar 2022, GasGas pode ganhar modelos dedicados além do off-road em breve

Foi por esse “intercâmbio” que as novidades da GasGas foram descobertas. A KTM recentemente enviou números de identificação de veículos, para os modelos 2022 e 2023 no mercado dos EUA. Juntamente com os modelos da Husqvarna (HQV), a surpresa foi que a extensa lista incluía os codinomes “GG ES 700” e “GG SM 700”, com “GG” denotando modelos GasGas.

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GasGas SM 700 e ES 700 dual-sport

Para ficar a par do que pode vir, lembramos que a nova plataforma 700 da KTM será baseada nos modelos 690 SMC R e 690 Enduro R. Além disso, caso os novos modelos da GasGas surjam derivados destes, esta não será a primeira vez que o grupo Pierer Group teria avançado sobre a linha da marca austríaca para fazer versões derivadas.

KTM 690 Enduro R e 690 SMC R

A marca irmã, a sueca Husqvarna, também oferece a 701 Enduro e 701 Supermoto, com base na popular linha 690. No entanto, os detalhes sobre os novos modelos GasGas são escassos, mas é bem provável que a subsidiária espanhola apresente especificações semelhantes às vistas nas KTM. Claro, com ajustes visuais de acordo com a estética da GasGas estabelecida.

O que se sabe é que o motor que alimenta as famílias KTM 690 e Husqvarna 701 é um monocilíndrico arrefecido a água, OHC, 4 válvulas, câmbio de seis velocidades. Com capacidade de 692,7 cm³ ele rende potência máxima de 74 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 7,2 kgf.m a 6.750 rpm.

Husqvarna 701 Enduro e 701 Supermoto

Além disso, todas as variantes das duas marcas apresentam uma estrutura de treliça de aço e tanque de combustível montado na traseira. As diferenças estão nos sistemas de suspensão, rodas e freios WP, que separam os acabamentos dos modelos supermoto e enduro.

Enquanto isso, o estilo – que divide as linhas KTM e Husqvarna – são de especificações quase idênticas. Aguardamos para ver como serão de fato as GasGas supermoto e enduro.



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