Um scooter pequeno, leve e econômico. No visual, linhas clássicas italianas, com detalhes arredondados e itens cromados. Elegante, retrô. Este é a Giorno, um scooter que a Honda guardou apenas para seu país de origem, mas que nós adoraríamos ter no Brasil.
Trata-se de um dos mais tradicionais scooter da marca no Japão, onde é oferecido há cerca de quatro décadas, e que recentemente passou por uma leve atualização para seu modelo 2022. Entre os destaques está a promessa de economia. Segundo a empresa, o pequeno modelo de 50 cilindradas roda até 80 km com um litro de gasolina.
O primeiro fator que chama a atenção neste scooter Honda 2022 é o design, claro. Repare nas linhas suaves e arredondadas, remetendo aos clássicos modelos italianos da década de 1950. Observe também as combinações de cores que, com bom gosto, unem elementos como carenagens, banco e rodas.
Mais que simpático, chega a ser fofo. Ainda mais se considerarmos seu tamanho compacto. Com 1.650 mm, o Giorno é quase 20 centímetros mais curto que uma Pop 110i. O entre eixos é 10 centímetros menor. E ele também é mais leve que a cub brasileira, pesando apenas 81 kg – contra os 87 kg do modelo à venda no Brasil.
Apesar do visual saudosista, o pequeno scooter da Honda tem toques de modernidade. Possui tomada USB de 12V e uma pequena tela LCD, auxiliar ao painel analógico. Para comodidade, tem dois porta trecos (um fechado e outro aberto) e gancho na carenagem frontal, além de um compartimento de 20 litros (suficiente para um capacete) sob o banco.
A promessa de economia é audaciosa, mesmo se considerarmos a elevada qualidade da gasolina japonesa. Afinal, o Giorno é um scooter que promete rodar até 80 km com um litro de combustível, atingindo 320 km de autonomia mesmo com o pequeno tanque de 4 litros.
Além do baixo peso, nesta missão o pequeno scooter é beneficiado pelo motor compacto. Trata-se de um monocilíndrico, de 49 cm³, que conta com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica. Também possui sistema start stop. O desempenho é tímido, com 4,5 cv e 0,42 kgfm de potência e torque máximos. Como padrão da categoria, o top speed fica próximo aos 50 km/h. O câmbio é automático, CVT.
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Infelizmente, o Giorno é um produto que a Honda mantém como exclusividade em sua terra natal, país onde o trânsito sobrecarregado aceita muito bem motinhos de 50 cilindradas. No Japão, ele está disponível nas cores bege, cinza, azul, verde metálico e rosa. O preço sugerido é de 209 mil ienes – cerca de R$ 9.600 em conversão direta.
É um veículo iminentemente urbano e limitado pelo pequeno motor, mas que poderia receber propulsores maiores (de 125cc, por exemplo) para se encaixar nas necessidades de outros mercados. Quem sabe, também no Brasil, onde seria uma boa opção de scooter acessível e econômico, além de contar pontos pelo belo visual retrô. Por favor, Honda, lembre de nós caso ofereçam o Giorno em mercados além do japonês.
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