Do país mais extenso do mundo, que faz fronteira com Europa e Ásia, vem a Hamyak. Uma curiosa mini moto que parece um tanque de guerra (com direito a esteiras no lugar de rodas e tudo!), nascida da criatividade de um engenheiro russo. Confere só…
A mini moto Hamyak (Хомяк) pode ser traduzida como ‘hamster’ em russo. O modelo ganhou esse nome devido às suas pequenas dimensões e por parecer um veículo de guerra. Afinal, se move graças às lagartas (as esteiras mecânicas) que substituem as rodas.
Tudo começou com um motor de uma pequena scooter chinesa, de 150cc. A partir daí surgiu uma ideia na cabeça do engenheiro Eduard Luzyanin de criar algo não muito grande, talvez como uma moto de criança.
A modificação deu vida a um veículo prático, que pode ser carregado no porta-malas de um carro. O peso da Hamyak é de 85 kg e o conjunto pode atingir velocidade máxima 43 km/h. Não parece muito, mas graças ao sistema de esteiras, a mini moto provou sua eficácia em superar qualquer tipo de terreno.
De fato, o modelo tem potencial e aparece mesmo em demonstrações rebocando um carro da garagem. Mantendo a linha de estilo aventureiro e militar, a mini moto foi equipada com uma corda de 15 metros e um machado. Estão nela ainda uma bússola, uma serra dobrável e uma prática garrafa térmica. Todo fixado no quadro especialmente desenvolvido para a Hamyak.
Veja também:
O modelo fez sucesso na feira All-Terrain Vehicle Trophy de 2020. Mas como nem tudo é perfeito, o protótipo tinha o inconveniente problema de não mudar de direção para os lados com auxílio do guidão.
Um problema que o criador resolveu com a Hamyak 2.0, apresentado no ano passado. A nova versão já é capaz de rodar, a partir de um mecanismo de duas lagartas – a anterior só tinha uma. Assim, é possível mudar de direção ao reduzir a velocidade de um dos lados.
Inicialmente, a mini moto off-road não foi criada para venda. Mas devido a inúmeros pedidos para “fazer uma igual”, Luzyanin cedeu em planejar a produção da Hamyak. Os veículos poderão ser comprados e estão em pré-venda por 200 mil rublos (cerca de R$ 13 mil em conversão direta). Mas calma, o modelo ainda está em fase final de desenvolvimento.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…