A Honda tem novidades na sua linha de baixa cilindrada. Há alguns dias ela registrou patentes de uma nova 125, de motor exposto e curvas parecidas com as da Pop, mas visual aventureiro – com direito a para-lama dianteiro alto e protetores de mãos. É a XRM 125.
Mas vamos com calma. O registro de patente não é sinônimo de que o modelo faz parte dos planos da marca ao nosso país. Na maioria dos casos ele serve apenas para proteger a propriedade intelectual daquele produto, evitando que outra marca desenvolva algo, digamos, parecido demais com uma moto que a marca ofereça no exterior. Porém, em ocasiões menos frequentes antecipa motos que virão às lojas…
Mas afinal, quem é esta Honda 125? O modelo tem design no mínimo curioso e surgiu ainda no início dos anos 2000. Atualmente ela é vendida em mercados como as Filipinas e Nova Zelândia, como uma motoneta de uso misto, com vocação ao trabalho com deslocamentos em estrada de terra.
Nova Honda 125: XRM
Como podemos ver, a XRM 125 reúne características de uma motoneta urbana, assim como a ‘nossa’ Pop. O diferencial fica por conta dos aspectos off-road. Mas o modelo tem mais a oferecer que apenas um para-lamas alto e protetores de mão.
A XRM é equipada com um motor de 125 cc, com injeção PGM-Fi. O propulsor entrega 9.5 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio é do tipo semi automático, assim como na Biz. Aliás, a potência dos dois modelos é quase idêntica, uma vez que a Biz 125 entrega 9,2 cv e 1,04 kgf.m. Um diferencial fica por conta dos freios, com disco na dianteira da XRM..
Já o painel é digital e o farol lembra aventureiras maior da marca. Ambas as rodas são de 17 polegadas, equipadas com pneus de uso misto. A suspensão dianteira conta com garfo telescópico de 81 mm de curso e braço oscilante na traseira, com 85 mm de curso.
Veja também:
Honda XRM 125 no Brasil?
A Honda XRM 125 é um modelo simples, mas bastante versátil. A mecânica também se encaixaria bem às necessidades do mercado brasileiro. Seria então mais uma alternativa de mobilidade, desta vez com enfoque ao uso também no campo.
Porém, o registro do modelo no Brasil ainda não indica qualquer lançamento. Caso viesse, seria mais uma opção de mobilidade para as cidades e regiões mais remotas, especialmente em trechos de terra.
Em alguns mercados a Honda oferece diferentes opções desta moto 125. Nas Filipinas, por exemplo, há as versões de entrada DS e DSX (com freio a disco na traseira), além de uma curiosa Motard, com rodas de liga leve.
Mas quanto custa esta nova Honda 125? Na Nova Zelândia o preço da DS parte dos 4,020 dólares neozelandeses, cerca de R$ 15 mil em conversão direta. Já as Filipinas têm moeda menos valorizada em relação ao Real. Assim, os 68,900 pesos filipinos saem por cerca de R$ 8 mil. Aqui, as Pop 110i, Biz 110i e Biz 125 têm preços sugeridos de R$ 7.700, R$ 9.260 e R$ 11.590.