A boa aceitação em diferentes mercados comprovam que a Honda acertou ao inovar quando decidiu criar ‘scooter aventureiros’. O pioneiro foi o X-ADV, com motor da NC 750X e fôlego para verdadeiras incursões longe do asfalto, e o segundo foi o ADV 150. Agora tem mais gente querendo entrar na festa.
A Aprilia acaba de apresentar seu novo pequeno scooter aventureiro, o SR GT 125. O modelo será concorrente direto da Honda onde as duas marcas estão presentes e também terá uma versão mais potente, de 200 cilindradas. O anúncio foi feito durante o Salão de Milão, o EICMA, que está acontecendo na Itália.
Honda ADV 150, o pioneiro
A Aprilia não é a primeira marca a surfar na onda criada pela Honda. Há alguns meses apresentamos aqui no Motonline o Dayang ADV 150, um scooter chinês com alguma vocação para aventura e que é praticamente uma cópia descarada do ADV 150, bebendo muito de seu design e construção.
E também é bem equipado, com tela TFT de 7 polegadas, câmeras frontal e traseira e ABS nas duas rodas. De quebra, ainda custa 30% menos que o japonês em alguns países em que os dois estão presentes. Conheça a cópia chinesa do ADV 150 aqui. Isto é só o começo, muitos outros scooter aventureiros pequenos irão surgir.
Veja também:
Como é quanto custa o ADV 150
O Honda ADV 150 (no Brasil chamado apenas de ADV) foi apresentado ao mundo em 2019 e chegou por aqui no final do ano seguinte. É fruto de uma boa ideia: unir a bem-aceita construção do PCX (líder de vendas em muitos países, inclusive no nosso) à uma proposta de uso misto, com ar de aventura, inovadora no segmento e herdada do pioneiro X-ADV. Deu certo.
De janeiro para cá o pequeno scooter da Honda já emplacou cerca de 10 mil unidades no Brasil, segundo a Fenabrave. Atualmente, o ADV 150 custa R$ 21.720 nas concessionárias, de acordo com a tabela Fipe. Assim, é 19% mais caro que o irmão PCX, encontrado por R$ 18.245. Os preços sugeridos pela Honda partem dos R$ 18.500 e R$ 13.510, respectivamente.
Além da proposta inédita, é um bom produto. Tem elevado nível de acabamento, painel completo e é adequado ao uso em piso ruim, incluindo um fora de estrada (bem) leve. Para isso, tem pneus de uso misto e suspensões de curso elevado, inclusive com amortecedor Showa na traseira. E é econômico. No nosso teste, o ADV 150 fez mais de 50 km com um litro de gasolina.
O que sabemos sobre o novo scooter Aprilia
Dia desses falamos sobre as marcas de motos importadas e relembramos a história da Aprilia. A italiana é famosa por seus modelos esportivos, faz parte da MotoGP e, curiosamente, há tempos cria scooter – com alguns projetos bem interessantes, por sinal.
O novo SR GT 125 / 200 tem proposta muito similar a do Honda ADV, de ser ‘um scooter para ir além do asfalto’. Para isto adota pneus de uso misto (Michelin Anakee), guidão ‘de moto’ alto e largo, elevada altura do solo (de 175 mm) e suspensões com curso mais longo. Showa, o sistema tem curso de 122 mm na dianteira e 102 mm atrás.
Mas ainda é um scooter predominantemente urbano. Por isso, tem compartimento de 25 litros sob o assento (suficiente para um capacete integral e mais alguns objetos), iluminação full-LED, painel digital compatível com smartphone, sistema start stop e grande autonomia, de aproximadamente 350 quilômetros. Ela é possível pelo tanque de 9 litros e baixo consumo de combustível, estimado em mais de 40 km/litro.
Já o visual é inspirado nas grandes motos da marca, sobretudo em sua nova bigtrail Tuareg. Destaque ao painel de instrumentos elevado (remetendo às motos de rali) e altíssimo nível de acabamento, com plásticos texturizados, banco em dois tons e dianteira com farol central.
Potência e preço do Aprilia SR GT
O SR GT 125 tem motor de um cilindro, arrefecimento a líquido e quatro válvulas, capaz de gerar 15 cv de potência e 1,2 kgf.m de torque máximos. Já a versão maior é equipada com conjunto de 174 cm³, que entrega 17,6 cv e 1,65 kgf.m de torque. Ambos são alimentados por injeção eletrônica.
O novo concorrente do ADV 150 ainda estará disponível numa versão Sport, com cores e grafismos exclusivos. O modelo padrão estará à venda em dourado (Street Gold), cinza (Iridium Grey) e vermelho (Red Raceway). Porém, a marca ainda não revelou quando o scooter chega às lojas ou qual serão os seus preços sugeridos.
Concorrente do Honda ADV no Brasil
Atualmente, a Aprilia não possui representação oficial no Brasil. Ou seja, não devemos ver seu novo scooter aventureiro por aqui tão cedo. Assim, a Honda seguirá sozinha no segmento, sem nenhum concorrente direto ao ADV 150.
Alguns modelos têm preços e números similares, especialmente o irmão PCX e o Yamaha NMax, e até brigam pela preferência do consumidor. Entretanto, há apenas dois modelos de scooter com alguma aptidão aventureira. O ADV e o X-ADV.