A Honda guarda no Japão a atual linha CB 400, uma gama de motos que recebeu recentemente atualizações e mais componentes premium. Trata-se de uma esportiva e uma trail.
As novas CBR 400 R e a CB 400 X são semelhantes às CB 500, disponível na Europa e na América. No entanto, os modelos estão apenas disponíveis na casa da fabricante. Então vamos dar uma espiada no que os japoneses têm à disposição.
Semelhante ao que é visto na Europa, as restrições de licenciamento japonesas colocam um limite para o tipo de moto que alguns novatos podem usar. Com isso, as motocicletas com deslocamentos superiores a 400 cc são, em sua maioria, para pilotos intermediários.
Além disso, mesmo no Japão, obter uma licença para veículos de duas rodas de maior capacidade é um processo mais trabalhoso e mais caro. É por isso que motos como a Honda CBR 400 R e CB 400 X existem. Por lá elas são bem populares e claro, ficam bem no limite do deslocamento permitido aos recém licenciados, com 399 cc.
Ambas as motos são movidas pelo motor de duplo cilindro paralelo, de 180 graus, com injeção de combustível e refrigeração líquida. O propulsor rende cerca de 45 cavalos de potência disponíveis aos 9.000 rpm. O torque máximo é de 3,9 kgf.m aos 7.500 rpm. Motos com pacote suficiente para o trabalho e diversão, sem resultar em problemas quanto a potência.
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Os jovens pilotos com pretensões mais aventureiras, que procuram um modelo versátil e acessível, podem optar pela nova e aprimorada CB 400 X. Assim como a conhecida CB 500 X lançada recentemente no mercado global, a 400X tem o mesmo estilo de moto de aventura. A trail tem para-brisa alto, luzes LED, suspensão de longo curso e transmissão de 6 velocidades.
Semelhante ao pacote da CBR 400 R, a CB400X tem agora garfo invertido e freios a disco dianteiros duplos. A rodas dianteiras da aventureira são de 19 polegadas e as traseiras de 17 polegadas, calçadas com pneus de uso misto. No entanto, assim como o CB 500 X, o modelo se sai melhor mesmo é no uso em estrada.
Enquanto isso, a CBR 400 R tem como alvo o público mais esportivo no Japão. Na mais recente atualização, a motocicleta ganhou componentes mais premium, como os garfos Showa SFF-BP. Semelhante ao que vemos na CB 650 R, os garfos de pistão grandes oferecem maior flexibilidade e rigidez lateral.
Segundo a fabricante, a mudança se traduz em um passeio mais esportivo e envolvente, mesmo na esportiva menor. Melhorando ainda mais as coisas, a nova CBR 400 R agora vem equipada com os referidos freios a disco duplo dianteiros. Trata-se de um grande passo à frente em comparação ao item de calibre único, montado do modelo anterior.
A nova CB 400 X é vendida no Japão por 858.000 ienes (mais de R$ 42 mil em conversão direta) e está disponível nas cores Pearl Glare White (branco) e Matte Ballistic Black Metallic (preto).
Enquanto a CBR 400 R é comercializada na casa da Honda por 841.500 ienes (mais de R$ 41 mil) e vem em três cores: Grand Prix Red (vermelho), Matte Ballistic Black Metallic (preto) e Matte Jeans Blue Metallic (azul). Gostariam de ver essas duas exclusividades do Japão aqui no Brasil?
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