A Biz 110i é a porta de entrada à gama consagrada das Cub (Category Uper Basic) da Honda. O modelo está posicionado ligeiramente abaixo da Biz 125, da qual compartilha, além do design, boa parte da base mecânica.
Com isso, a 110i destaca-se pela praticidade e visa um melhor custo/benefício. No entanto, vamos conferir se vale a pena optar pela Biz mais em conta atualmente no mercado, confira!
A linha Honda Biz foi lançada no Brasil ainda em 1998 e desde então passou por uma evolução, com diversas melhorias no motor, elétrica e visual. Assim, nasceu como 100cc, alguns anos depois passou a ser 125 cc e depois foi oferecida em duas versões, a topo de linha 125 e a de entrada 100cc.
Em 2016 surgiu a versão atualizada do modelo mais acessível, agora com 110cm³ e injeção eletrônica. Também contava com partida elétrica e painel reformulado.
O motor é similar ao da Pop 110i, mas diferencia-se pelo sistema de embreagem, que na Biz é do tipo centrífuga, com o conhecido modelo semiautomático de quatro marchas. Na Pop ainda existe o manete de acionamento no guidão, do lado esquerdo do condutor.
O propulsor da Biz 110i é movido apenas a gasolina e produz potência máxima de 8,33 cv a 7.250 rpm e torque máximo de 0,89 kgf.m a 5.500 rpm. É o suficiente para empurrar com tranquilidade o modelo peso pena, de 97 kg. O sistema de freios é do tipo combinado, CBS, que distribui parte da frenagem à roda dianteira quando acionado o pedal traseiro.
De uma forma breve e pontual, as diferenças entre a Biz 125 e 110i são o painel digital, rodas de liga leve e a opção de freio a disco na dianteira. Claro, sem esquecer do motor com 124,9 cm³ e tecnologia flex (de 9,2 cv e 1,04 kgf.m) para rodar com etanol e gasolina da top de linha.
Honda Biz 110i | |
Pontos positivos | Pontos negativos |
Pequena, ideal para deslocamentos em trechos urbanos dentro da cidade | Não vai bem para o uso em rodovias ou estradas |
Econômica, chega a fazer quase 50 km/litro | Não é flex, sem a opção de rodar com etanol junto a gasolina |
Sistema de embreagem semiautomática | Não tem freio a disco |
Design atualizado junto a Biz 125 | Painel analógico (frente ao digital da 125) |
Tomada 12 volts no compartimento do banco | Falta iluminação em LED |
Baú abaixo do assunto com espaço para capacete | Não conta com chave codificada ou trava de guidão |
Veja também:
A Honda Biz 110i foi criada visando o melhor do custo benefício que uma Cub pode oferecer, ainda mantendo todas as qualidades que uma Biz tem já disposta. Com isso, se destaca o consumo da menor das pequenas disponibilizadas pela Honda.
Segundo o teste do Motonline com a Biz 110i, o modelo registrou marca de consumo de combustível alcançando 47,09 km/litro de média. O melhor número foi de 48,8 km/litro rodando em trechos urbanos. Boa média para o tanque com capacidade de 5,1 litros.
No entanto, a aceleração é limitada e a velocidade máxima custa a passar dos 100 km/h no velocímetro. O que na unidade avaliada correspondeu a apenas 86 km/h no GPS. Mas não é problema, desde que a proposta da 110i é o deslocamento nos apertos das movimentadas cidades e ruas urbanas.
O preço convidativo fecha o pacote da Cub, que é sugerido pela fabricante de R$ 9.260 e encontrado no mercado por aproximadamente R$ 11.101 (tabela Fipe). Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda Biz 110i, acesse o Guia de motos!
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