A Honda CRF 300 é uma trail de média cilindrada apresentada ao mercado internacional em 2020 e sua possível vinda ao Brasil já motivo de muitos rumores de uma suposta aposentadoria da XRE 300 nacional. Isto porque elas compartilham o mesmo nicho: são aventureiras que buscam o melhor equilíbrio entre tamanho, peso e potência. Motos para enfrentar tanto o asfalto quanto as estradas de terra.
A CRF está disponível em países da Europa e nos Estados Unidos, em dois modelos, CRF 300L e CRF 300 Rally. No entanto, ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Vamos conhecer melhor essas aventureiras.
Como é a Honda CRF 300
A linha de motos CRF 300 chegou como uma evolução da Honda CRF 250L, um modelo que foi disponibilizado no Brasil entre 2012 e 2015. Vale ainda ressaltar, que apesar de ter nome semelhante, CRF 300 é totalmente diferente da CRF 250F vendida e desenvolvida no nosso país, que é uma trilheira dedicada apenas ao uso fora de estrada.
Em relação ao modelo anterior, a nova 300 é 4kg mais leve, com peso em ordem de marcha de 142 kg na versão de entrada. Além disso, a altura em relação ao solo subiu dos 255 mm para 285 mm. Junto a isso, a suspensão dianteira invertida ganhou 10 mm de curso, em relação à CRF 250L.
Em termos de design, CRF 300L e CRF 300 Rally têm carenagens e cores no estilo das motocicletas de rali da Honda. O diferencial entre as motos fica por conta dos faróis – simples na 300L e duplo na 300 Rally. Além disso, a versão Rally vai mais longe, com tanque de maior capacidade – 12,8L frente aos modestos 7,8L do modelo de entrada.
Ambas as versões da Honda CRF 300 são movidas por um motor monocilíndrico, DOHC de 4 válvulas e refrigeração a líquido de 286 cm³. O propulsor desenvolve potência máxima de 26,9 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 2,8 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de 6 marchas e todo o conjunto atende as normas de emissões do Euro5.
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Honda CRF300 no Brasil
A Honda CRF 300 empolgou quando foi lançada no exterior, sendo cotada como uma possível substituta da XRE 300. No entanto, tal mudança pode ser ainda um pouco improvável. Vale ressaltar que a versão anterior da CRF, a 250L, não encontrou terreno fértil no Brasil, deixando o mercado com poucas unidades vendidas.
Para finalizar, os preços da CRF 300. No Reino Unido, a 300L é vendida por 5.149 euros (mais de R$ 26 mil em conversão direta), enquanto a Rally parte dos 6.099 euros (mais de R$ 31 mil). No Brasil, a XRE 300 tem preço sugerido de R$ 22.450 na versão de entrada, com pintura mais simples.
Ficha técnica Honda CRF 300L / 300 Rally |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilíndrico, DOHC |
Cilindrada | 286 cc |
Arrefecimento | líquido |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 26,9 cv a 8.500 rpm |
Torque Máximo: | 2,8 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Injeção eletrônica |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 6 marchas |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico invertido, 305 mm de curso |
Suspensão traseira: | Pró-link, 315 mm de curso |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 80/100-21 |
Pneu Traseiro: | 120/80-18 |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 300L 142 kg / Rally 153 kg |
Comprimento: | 2250 mm |
Altura do Banco: | 300L 880 mm / Rally 885 mm |
Distância entre Eixos: | 1455 mm |
Capacidade do tanque: | 300L 7,8L / Rally 12,8L litros |