Se no Brasil o embate de marcas e preços ainda está morno em alguns segmentos, o mesmo não pode ser dito na Europa. Por lá a Honda CRF 300, muito pedida por aqui, acaba de ganhar uma nova concorrente.
A fabricante chinesa Voge apresentou a 300 GY Rally, que quer entregar mais por menos. A motocicleta é mais potente que a CRF e mais barata, com preço próximo ao de uma XRE 300 Rally nacional – em conversão direta.
Nada modesta, a proposta do modelo vem mesmo para bater de frente com a japonesa no mercado. A moto inclusive esteve presente no último mês no Salão de Milão, o EICMA. Mas será que a Voge é tudo isso mesmo? Vamos conferir.
A Voge 300 GY Rally surge movida por um motor monocilíndrico de quatro válvulas, refrigerado a líquido. Esse propulsor é conhecido da naked 300 ACX da empresa e tem potência máxima de 29 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 2,5 kgf.m a 7.000 giros. Nenhuma força incrível, mas em combinação com um peso seco de apenas 139 quilos as coisas ficam interessantes. A caixa de câmbio é de seis velocidades.
Em comparação com com a Honda CRF 300 Rally, o monocilíndrico da japonesa oferece 27,3 cv a 8.500 rpm e 2,6 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão também é de seis velocidades. O peso é de 153 kg, mas em ordem de marcha, pronta para rodar. Diga-se de passagem, parece que temos um bom embate aqui.
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A Voge 300 GY Rally certamente tem ambições off-road. Isso é demonstrado pelo fato de ser equipada com um aro de 21 polegadas na frente e uma roda de 18 polegadas na traseira. Ambas são raiadas e estão equipadas com pneus (3.00-21) na frente e (5.10-18) na traseira. O conjunto de suspensões tem garfo USD. Na parte traseira, vemos uma mola central com deflexão no braço oscilante feito de alumínio.
A distância ao solo da moto fica em 28 centímetros e a altura do assento é especificada em 85 centímetros. Ambas as rodas têm discos únicos de freio, em combinação com sistema ABS. O quadro com viga bipartida sendo composto por peças em elementos tubulares. O tanque de combustível tem capacidade para 12,5 litros.
Outras características da moto incluem o para-lama frontal alto, que se conecta ao reservatório por meio de painéis laterais. Vemos ainda uma barra de proteção, projetada para evitar danos ao motor. A iluminação é totalmente em LED e o painel de instrumentos conta com display digital.
Um dos frequentes atrativos dos modelos chineses, para competir com marcas consagradas e a mais tempo no mercado, é o preço. Na Europa, a briga entre opções de modelos é mais ferrenha. Não sendo surpresa, a Voge 300 GY Rally foi apresentada no EICMA cotada a custar na faixa dos 4.500 euros, pouco mais de R$ 28 mil em conversão direta.
Assim, custa cerca de 30% menos que a CRF 300 Rally, com preço sugerido de 6.810 euros – mais de R$ 43 mil. Se a Voga seguir a promessa, ela seria ainda mais barata que a versão de entrada da Honda, a CRF 300 L, que custa 5.500 euros, ou R$ 35 mil convertidos diretamente.
A 300 GY Rally não tem representantes no mercado Brasileiro. Ainda assim, caso viesse, atualmente bateria (guardadas as variáveis) na faixa de preços com a XRE 300 Rally, que hoje parte dos R$ 26.563 na Tabela Fipe. Uma briga boa de opções, mas que não devemos ter por aqui.
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