Honda Transalp: história, review e ficha técnica

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A Honda XL700V deixou saudades no mercado, tanto que o os rumores do retorno da Transalp não param de ganhar força. Também pudera, o projeto nasceu baseado nos protótipos que participaram do rali Paris-Dakar e, de geração em geração, ela evoluiu e acabou chegando ao Brasil. Vamos conferir essa história.

Honda XL700V Transalp no Brasil

A Honda Transalp estreou mundialmente na versão XL 600V, lançada em 1987, no Japão. O modelo teve a evolução XL 650V, fabricada de 2000 a 2007. Depois disso chegou a XL700V Transalp, terceira geração que logo chegaria ao nosso amado Brasil.

honda transalp 700

A Transalp é uma das mais clássicas motos de uso misto da Honda no exterior, mas chegou ao Brasil apenas em 2011 e teve vida curta por aqui. Relembre a história da ‘nossa’ Transalp 700

A moto desembarcou em 2011 nas cores branca e preta, com preço de R$ 31.800, em tempos de salário mínimo em R$ 545 e dólar cotado em R$ 1,67. Ou seja, custava quase 5 anos de trabalho na moeda local, ou 19 mil dólares. A versão com a novidade dos freios C-ABS era um pouco mais cara, R$ 34.800.

O modelo contava com o motor OHC bicilíndrico em “V” de 680,2 cm³, com 4 válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido. Era derivado da touring NT 700V Deauville, que não chegou a vir ao país. Alimentado por injeção eletrônica, garantia potência máxima de 60 cv a 7.750 rpm e torque de 6.12 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão era de cinco velocidades.

transalp branca

Moto chegou para dar fôlego à linha de alta cilindrada da Honda no Brasil, mas eram tempos difíceis

A XL700V Transalp contava com painel de instrumentos com conta-giros analógico e mostrador digital. Entre outras mudanças da nova geração, a moto reduziu o tamanho do aro dianteiro, que passou de 21 para 19 polegadas. Ou seja, focou no uso em estrada em detrimento ao off-road.

A capacidade do tanque de combustível também foi reduzida, de 19,6 para 17,5 litros. Pesando 205 kg a seco, a Transalp fazia cerca de 19 km com um litro de gasolina, número que caía para cerca de 17 km/litro ao rodar na cidade ou em tocada esportiva.

painel da transalp

O painel da Transalp 700 tinha bom nível de informações. Outra vantagem dela sobre algumas concorrentes era a versão com freios ABS

O conjunto de suspensões era formado pelo garfo dianteiro telescópico convencional na dianteira, com 200 mm de curso. Enquanto isso, na traseira estava o monoamortecedor com pro-link, de curso de 173 mm, com regulagens de pré carga da mola e de compressão e retorno do amortecedor.

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transalp 600 antiga

Eis a primeira Transalp, a XL 600V, que jamais chegaria ao Brasil

Chegou cansada no mercado

Sem dúvidas, a Honda XL 700V Transalp teve uma longa evolução técnica e de desempenho. No entanto, perdeu seu frescor de um produto novo. Chegou ao país muito tempo depois do lançamento no exterior, já com o visual com design arredondado e o farol circular com duplo refletor – na clássicas dos anos 1980 e 90 imperavam as linhas quadradas.

transalp branca

A Transalp agradava pelo desempenho vigoroso do motor em V e ciclística ágil, digna de ‘big trail raiz’

O modelo chegou como uma reação no mercado nacional, em um momento em que a Honda respondia por apenas 27% da fatia entre as motos de grande cilindrada. Aqui no Brasil, a XL 700V tinha como rivais as Suzuki V-Strom 650, BMW F 650 GS e Yamaha XT 660R.

 

Transalp vendeu pouco e logo saiu de linha

Diante de uma concorrência acirrada e com um projeto que chegou com atraso em relação ao exterior, a Transalp fez sucesso por aqui, mas não decolou. No ano de estreia foram 1.763 emplacamentos, contra quase 2.200 da XT 660R. Nos anos seguintes a diferença até diminuiu (como para 2.076 e 2.695 no ano seguinte), mas deixou claro que a Honda não conseguiria dominar o segmento com este produto.

XT-660R azul

A Yamaha XT 660R foi um dos carrascos da Transalp no Brasil. Além da irmã Ténéré 660, consumidor ainda tinha opções como Suzuki V-Strom 650 e Kawasaki Versys 650

Assim, a Transalp teve vida curta no Brasil. Lançada em 2011, saiu de linha logo em 2014. Em seu lugar ficou a Honda NC 700X, que chegou na Europa em 2011 e em 2012 desembarcou no Brasil.

Atualmente, segundo a Tabela Fipe, uma Transalp 2011 tem preço médio de R$ 29.510. Já no ano de 2014 o valor é cotado em R$ 33.428. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda XL 700V Transalp, acesse o Guia de Motos!

A segunda geração, XL 650V, também não veio ao país…

 

Ficha técnica Honda XL 700V Transalp

Motor
Tipo 4 tempos, OHC, 2 cilindro
Cilindrada 680,2
Arrefecimento líquido
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 60 cv a 7.750 rpm
Torque Máximo: 6.12 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 200 mm de curso
Suspensão traseira: Pró-link, 173 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 100/90-19M/C 57H
Pneu Traseiro: 130/80R-17M/C 65H
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 205 kg
Comprimento: 2250 mm
Largura: 907 mm
Altura do Banco: 837 mm
Distância entre Eixos: 1512 mm
Capacidade do tanque: 17,5 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2022)
2011: R$ 29.510,00
2014: R$ 33.428,00



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