Hora de babar: veja todas as motos da MotoGP 2022

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Está chegando a hora! Faltam poucas semanas para o início da temporada 2022 da MotoGP. A primeira largada do ano ocorre no dia 6 de março, com o GP do Qatar. Enquanto isso, os pilotos vêm realizando a pré-temporada em Sepang, na Malásia.

Como já é usual neste período, as equipes apresentam ao público as motos que serão utilizadas pelas equipes ao longo de todo o calendário. É um momento muito aguardado pelos amantes da motovelocidade, sedentos para saber das novas atualizações, seja na mecânica ou na estética das motos. Então, é hora de apreciar os melhores protótipos do mundo.

motos da motogp 2022

Hora de admirar! Eis as motos que irão acelerar na MotoGP 2022. Praticamente todas têm mais de 250 cv de potência e pesam menos de 160 kg, trabalhando nos limites do regulamento. Assim, fazem parecer fácil chegar aos 350 km/h de velocidade máxima

 

MotoGP 2022: veja as motos da temporada

É sempre importante lembrar que nesta temporada o grid contará com 24 pilotos, divididos em 12 equipes. Permanecem 6 montadoras no campeonato: Aprilia, Ducati, Honda, KTM, Suzuki e Yamaha. Para saber mais informações do novo grid e dos pilotos clique aqui!

motos da motogp 2022 honda

A Honda fez mudanças drásticas nas suas motos da MotoGP 2022, especialmente na aerodinâmica. A missão é clara: ajudar a maior vencedora da história do Mundial a reencontrar o caminho do pódio

Veja também:

Aprilia Racing

A equipe italiana apresentou sua nova moto para 2022. Os primeiros resultados de pré-temporada são animadores. Os pilotos espanhóis Maverick Viñales e Aleix Espargaró vêm atingindo os melhores desempenhos do grid até agora. Aleix, inclusive, afirmou em entrevista coletiva que a moto RS-GP de 2022 “roda melhor do que o modelo anterior”. O espanhol ainda complementa afirmando que “a moto desta temporada apresenta melhor manejo”.

A nova RS-GP 2022 apresenta motor 1000CC V4 com sistema de válvulas pneumáticas. A potência declarada supera os 250 cavalos com velocidade acima de 350 km/h. O peso seco da nova moto da Aprilia é de míseros 157 kg.
Foto 3: RS-GP 2022 da Aprilia Racing Team/Divulgação Aprilia Racing

Ducati Lenovo Team

A Ducati é a atual campeã do troféu de construtores e manterá o italiano Francesco Bagnaia e o australiano Jack Miller nas pistas. Em evento realizado pela construtora foram divulgadas imagens das motos que serão utilizadas na MotoGP 2022.

Esteticamente, destaca-se a pintura que possui o mesmo tom de vermelho das Ducati das ruas, mesclando alguns poucos detalhes em preto e branco. Segundo o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, “é um testemunho do vínculo cada vez mais estreito entre as motos que
desenvolvemos para corrida e aquelas que todo Ducatista pode comprar”.

Tecnicamente, destaca-se o motor 1000 CC, 90° V4. Também, a potência de 250 cavalos com mais de 350 km/h de velocidade máxima. O peso seco da moto é de 157 kg, mínimo permitido pelo regulamento. Bagnaia vem elogiando a nova moto na pré-temporada e considera que a fábrica conseguiu “evoluir a moto sem perder as qualidades do protótipo anterior”.

 

 

Gresini Racing MotoGP

A equipe Gresini Racing está repleta de novidades nesta temporada. Após passar sete temporadas como time da Aprilia, a equipe italiana viverá neste ano seu primeiro ano como time independente e contará com apoio da Ducati nas temporadas 2022 e 2023. Na apresentação virtual realizada neste sábado, revelou o visual das Ducati Desmosedici que serão pilotadas pelos italianos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio nesta temporada.

As novas motos possuem o mesmo motor V4 90° das Ducati da equipe principal. Assim, contam com 250 cavalos de potência e mais de 350 km/h de velocidade máxima. O peso seco da moto é de 175 kg.

 

LCR Honda

A LCR Honda conta com o japonês Takaaki Nakagami e o espanhol Alex Marquez como pilotos. A apresentação das motos foi separada, isto porque os pilotos possuem patrocinadores diferentes. A moto de Alex Marquez possui pintura branca, vermelha e azul. Já a de Takaaki Nakagami é vermelha e branco.

Na parte mecânica, a montadora asiática produziu uma grande atualização na sua moto RC213V para 2022. O motor é Arrefecido a líquido, quatro tempos, DOHC, V4. Possui potência de 250 cavalos e velocidade máxima de 350 km/h. O peso seco da moto é de 157 kg.

 

 

Monster Energy Yamaha MotoGP

Preocupação na Yamaha! Os pilotos Fabio Quartararo e Franco Morbidelli demonstram preocupação com a falta de potência da nova YZR-M1 2022. De olho no bicampeonato de pilotos, a equipe de Iwata praticamente não atualizou sua moto.

Esteticamente, a pintura das motos permanece a mesma. Quanto a mecânica, o engenheiro Massimo Meregalli afirmou em entrevista coletiva que “a equipe esperava por uma evolução maior do motor da YZR-M1”. Vale lembrar que a YZR-M1 utiliza um motor com quatro cilindros em linha. Esse motor é garante mais agilidade em curvas, contudo peca nas retas.

 

Equipe de Rossi na MotoGP 2022

A ansiedade persiste! A equipe do recém-aposentado Valentino Rossi se chama Mooney VR46 Racing Team e só irá compartilhar com o público suas novas motos Ducati em evento no dia 24 de fevereiro. Até lá, fica a expectativa para saber as cores da moto que Luca Marini e Marco Bezzecchi irão pilotar.

 

Pramac Racing

Melhor equipe independente da MotoGP em 2021, a Pramac Racing dá as caras para a temporada 2022 da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade visando voos mais altos na categoria. Com uma pintura parecida com a do ano passado, mas com mais detalhes em azul, as Ducati Desmosedici GP22 da equipe serão, mais uma vez, pilotadas por Jorge Martin e Johann Zarco.

 

 

Red Bull KTM Factory Racing e Tech 3 KTM Factory Racing

A KTM revelou suas quatro RC16 para a temporada 2022 da MotoGP. Duas das motos são para o time oficial de fábrica “Red Bull KTM Factory Racing” e duas para a equipe satélite “Tech 3 KTM Factory Racing”. Ambas continuam com pinturas idênticas às utilizadas no ano passado.

A moto a ser utilizada pelos quatro pilotos é a KTM RC16. Esta moto possui um motor V4 de quatro tempos com mais de 250 cavalos de potência. O peso seco é de 157 kg. Curioso destacar que as RC16 utilizam suspensão WP – marca do grupo ao qual pertence a KTM – e não a Öhlins, como a maioria das motos da categoria.

 

 

Repsol Honda Team

Esta temporada se configura como um divisor de águas para a equipe Repsol. Através da Honda, os engenheiros da equipe buscaram atualizar e incrementar a Honda RC213V, com finalidade de possibilitar aos pilotos Pol Espargaró e Marc Marquez melhores atuações no campeonato. O motor fica por conta de um 1000CC 90° V4. Com potência de 250 cavalos e velocidade máxima de 350 km/h. O peso seco da moto é de 157 kg.

 

 

Team Suzuki Ecstar

A equipe dos pilotos Joan Mir e Alex Rins apresenta mudanças leves na estética de suas GSX-RR. Inclui-se agora uma pintura preta no number plate para melhor visualização do número dos pilotos.

Rins vem elogiando a nova versão da RR na pré-temporada. O motor segue sendo o 1000cc, quatro em linha, com refrigeração líquida. A moto conta com 157 kg de peso seco e alcança potência máxima acima dos 240 cavalos com velocidades máximas superiores a 340 km/h.

 

 

 

WithU Yamaha RNF MotoGP Team

As motos YZR-M1 da RNF, com sua clássica coloração preta e azul, serão pilotadas em 2022 pelo italiano Andrea Dovizioso e o estreante sul-aficano Darryn Binder. A YZR-M1 possui motor refrigerado a líquido, 4 cilindros em linha e 1000CC. A potência é de 250 cavalos e possui peso seco de 150 kg.

 

Calendário da MotoGP 2022

A MotoGP terá sua temporada mais longa da história. Serão ao todo 21 etapas. Infelizmente, o Brasil não sediará nenhuma etapa. Na América do Sul, fica por conta dos nossos vizinhos hermanos acompanharem a MotoGP em seu solo (Argentina), no dia 3 de abril.

6 de março / GP do Catar – Losail
20 de março / GP da Indonésia – Mandalika
3 de abril / GP da Argentina – Termas de Río Hondo
10 de abril / GP das Américas – Austin
24 de abril / GP de Portugal – Portimão
1 de maio / GP da Espanha – Jerez
15 de maio / GP da França – Le Mans
29 de maio / GP da Itália – Mugello
5 de junho / GP da Catalunha – Barcelona
19 de junho / GP da Alemanha – Sachsenring
26 de junho / GP da Holanda – Assen
10 de julho / GP da Finlândia – KymiRing
7 de agosto / GP da Grã-Bretanha – Silverstone
21 de agosto / GP da Áustria – Red Bull Ring
4 de setembro / GP de San Marino – Misano
18 de setembro / GP de Aragão – MotorLand
25 de setembro / GP do Japão – Motegi
2 de outubro / GP da Tailândia – Buriram
16 de outubro / GP da Austrália – Phillip Island
23 de outubro / GP da Malásia – Sepang
6 de novembro / GP da Comunidade Valenciana – Valência



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