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Hora de babar: veja todas as motos da MotoGP 2022

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Está chegando a hora! Faltam poucas semanas para o início da temporada 2022 da MotoGP. A primeira largada do ano ocorre no dia 6 de março, com o GP do Qatar. Enquanto isso, os pilotos vêm realizando a pré-temporada em Sepang, na Malásia.

Como já é usual neste período, as equipes apresentam ao público as motos que serão utilizadas pelas equipes ao longo de todo o calendário. É um momento muito aguardado pelos amantes da motovelocidade, sedentos para saber das novas atualizações, seja na mecânica ou na estética das motos. Então, é hora de apreciar os melhores protótipos do mundo.

Hora de admirar! Eis as motos que irão acelerar na MotoGP 2022. Praticamente todas têm mais de 250 cv de potência e pesam menos de 160 kg, trabalhando nos limites do regulamento. Assim, fazem parecer fácil chegar aos 350 km/h de velocidade máxima

 

MotoGP 2022: veja as motos da temporada

É sempre importante lembrar que nesta temporada o grid contará com 24 pilotos, divididos em 12 equipes. Permanecem 6 montadoras no campeonato: Aprilia, Ducati, Honda, KTM, Suzuki e Yamaha. Para saber mais informações do novo grid e dos pilotos clique aqui!

A Honda fez mudanças drásticas nas suas motos da MotoGP 2022, especialmente na aerodinâmica. A missão é clara: ajudar a maior vencedora da história do Mundial a reencontrar o caminho do pódio

Veja também:

Aprilia Racing

A equipe italiana apresentou sua nova moto para 2022. Os primeiros resultados de pré-temporada são animadores. Os pilotos espanhóis Maverick Viñales e Aleix Espargaró vêm atingindo os melhores desempenhos do grid até agora. Aleix, inclusive, afirmou em entrevista coletiva que a moto RS-GP de 2022 “roda melhor do que o modelo anterior”. O espanhol ainda complementa afirmando que “a moto desta temporada apresenta melhor manejo”.

A nova RS-GP 2022 apresenta motor 1000CC V4 com sistema de válvulas pneumáticas. A potência declarada supera os 250 cavalos com velocidade acima de 350 km/h. O peso seco da nova moto da Aprilia é de míseros 157 kg.
Foto 3: RS-GP 2022 da Aprilia Racing Team/Divulgação Aprilia Racing

Ducati Lenovo Team

A Ducati é a atual campeã do troféu de construtores e manterá o italiano Francesco Bagnaia e o australiano Jack Miller nas pistas. Em evento realizado pela construtora foram divulgadas imagens das motos que serão utilizadas na MotoGP 2022.

Esteticamente, destaca-se a pintura que possui o mesmo tom de vermelho das Ducati das ruas, mesclando alguns poucos detalhes em preto e branco. Segundo o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, “é um testemunho do vínculo cada vez mais estreito entre as motos que
desenvolvemos para corrida e aquelas que todo Ducatista pode comprar”.

Tecnicamente, destaca-se o motor 1000 CC, 90° V4. Também, a potência de 250 cavalos com mais de 350 km/h de velocidade máxima. O peso seco da moto é de 157 kg, mínimo permitido pelo regulamento. Bagnaia vem elogiando a nova moto na pré-temporada e considera que a fábrica conseguiu “evoluir a moto sem perder as qualidades do protótipo anterior”.

 

 

Gresini Racing MotoGP

A equipe Gresini Racing está repleta de novidades nesta temporada. Após passar sete temporadas como time da Aprilia, a equipe italiana viverá neste ano seu primeiro ano como time independente e contará com apoio da Ducati nas temporadas 2022 e 2023. Na apresentação virtual realizada neste sábado, revelou o visual das Ducati Desmosedici que serão pilotadas pelos italianos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio nesta temporada.

As novas motos possuem o mesmo motor V4 90° das Ducati da equipe principal. Assim, contam com 250 cavalos de potência e mais de 350 km/h de velocidade máxima. O peso seco da moto é de 175 kg.

 

LCR Honda

A LCR Honda conta com o japonês Takaaki Nakagami e o espanhol Alex Marquez como pilotos. A apresentação das motos foi separada, isto porque os pilotos possuem patrocinadores diferentes. A moto de Alex Marquez possui pintura branca, vermelha e azul. Já a de Takaaki Nakagami é vermelha e branco.

Na parte mecânica, a montadora asiática produziu uma grande atualização na sua moto RC213V para 2022. O motor é Arrefecido a líquido, quatro tempos, DOHC, V4. Possui potência de 250 cavalos e velocidade máxima de 350 km/h. O peso seco da moto é de 157 kg.

 

 

Monster Energy Yamaha MotoGP

Preocupação na Yamaha! Os pilotos Fabio Quartararo e Franco Morbidelli demonstram preocupação com a falta de potência da nova YZR-M1 2022. De olho no bicampeonato de pilotos, a equipe de Iwata praticamente não atualizou sua moto.

Esteticamente, a pintura das motos permanece a mesma. Quanto a mecânica, o engenheiro Massimo Meregalli afirmou em entrevista coletiva que “a equipe esperava por uma evolução maior do motor da YZR-M1”. Vale lembrar que a YZR-M1 utiliza um motor com quatro cilindros em linha. Esse motor é garante mais agilidade em curvas, contudo peca nas retas.

 

Equipe de Rossi na MotoGP 2022

A ansiedade persiste! A equipe do recém-aposentado Valentino Rossi se chama Mooney VR46 Racing Team e só irá compartilhar com o público suas novas motos Ducati em evento no dia 24 de fevereiro. Até lá, fica a expectativa para saber as cores da moto que Luca Marini e Marco Bezzecchi irão pilotar.

 

Pramac Racing

Melhor equipe independente da MotoGP em 2021, a Pramac Racing dá as caras para a temporada 2022 da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade visando voos mais altos na categoria. Com uma pintura parecida com a do ano passado, mas com mais detalhes em azul, as Ducati Desmosedici GP22 da equipe serão, mais uma vez, pilotadas por Jorge Martin e Johann Zarco.

 

 

Red Bull KTM Factory Racing e Tech 3 KTM Factory Racing

A KTM revelou suas quatro RC16 para a temporada 2022 da MotoGP. Duas das motos são para o time oficial de fábrica “Red Bull KTM Factory Racing” e duas para a equipe satélite “Tech 3 KTM Factory Racing”. Ambas continuam com pinturas idênticas às utilizadas no ano passado.

A moto a ser utilizada pelos quatro pilotos é a KTM RC16. Esta moto possui um motor V4 de quatro tempos com mais de 250 cavalos de potência. O peso seco é de 157 kg. Curioso destacar que as RC16 utilizam suspensão WP – marca do grupo ao qual pertence a KTM – e não a Öhlins, como a maioria das motos da categoria.

 

 

Repsol Honda Team

Esta temporada se configura como um divisor de águas para a equipe Repsol. Através da Honda, os engenheiros da equipe buscaram atualizar e incrementar a Honda RC213V, com finalidade de possibilitar aos pilotos Pol Espargaró e Marc Marquez melhores atuações no campeonato. O motor fica por conta de um 1000CC 90° V4. Com potência de 250 cavalos e velocidade máxima de 350 km/h. O peso seco da moto é de 157 kg.

 

 

Team Suzuki Ecstar

A equipe dos pilotos Joan Mir e Alex Rins apresenta mudanças leves na estética de suas GSX-RR. Inclui-se agora uma pintura preta no number plate para melhor visualização do número dos pilotos.

Rins vem elogiando a nova versão da RR na pré-temporada. O motor segue sendo o 1000cc, quatro em linha, com refrigeração líquida. A moto conta com 157 kg de peso seco e alcança potência máxima acima dos 240 cavalos com velocidades máximas superiores a 340 km/h.

 

 

 

WithU Yamaha RNF MotoGP Team

As motos YZR-M1 da RNF, com sua clássica coloração preta e azul, serão pilotadas em 2022 pelo italiano Andrea Dovizioso e o estreante sul-aficano Darryn Binder. A YZR-M1 possui motor refrigerado a líquido, 4 cilindros em linha e 1000CC. A potência é de 250 cavalos e possui peso seco de 150 kg.

 

Calendário da MotoGP 2022

A MotoGP terá sua temporada mais longa da história. Serão ao todo 21 etapas. Infelizmente, o Brasil não sediará nenhuma etapa. Na América do Sul, fica por conta dos nossos vizinhos hermanos acompanharem a MotoGP em seu solo (Argentina), no dia 3 de abril.

6 de março / GP do Catar – Losail
20 de março / GP da Indonésia – Mandalika
3 de abril / GP da Argentina – Termas de Río Hondo
10 de abril / GP das Américas – Austin
24 de abril / GP de Portugal – Portimão
1 de maio / GP da Espanha – Jerez
15 de maio / GP da França – Le Mans
29 de maio / GP da Itália – Mugello
5 de junho / GP da Catalunha – Barcelona
19 de junho / GP da Alemanha – Sachsenring
26 de junho / GP da Holanda – Assen
10 de julho / GP da Finlândia – KymiRing
7 de agosto / GP da Grã-Bretanha – Silverstone
21 de agosto / GP da Áustria – Red Bull Ring
4 de setembro / GP de San Marino – Misano
18 de setembro / GP de Aragão – MotorLand
25 de setembro / GP do Japão – Motegi
2 de outubro / GP da Tailândia – Buriram
16 de outubro / GP da Austrália – Phillip Island
23 de outubro / GP da Malásia – Sepang
6 de novembro / GP da Comunidade Valenciana – Valência



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