terça-feira, setembro 29, 2020
19.1 C
São Paulo

Quais os itens essenciais para a segurança do piloto?

Durante o mês de maio ganha força a Campanha Maio Amarelo, movimento que nasceu para chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante (só no Brasil, o trânsito mata por ano 47 mil pessoas e deixa pelo menos 400 mil com alguma sequela).

Carros

O movimento chega à sua 5ª edição e promove discussões voltadas à necessidade da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. As soluções para a diminuição de acidentes são diversas, como a melhora das vias. Algumas pessoas também acreditam que a solução seja a redução de velocidade. A máxima recomendada pela OMS é 50 km/h em vias arteriais. Para Rodrigo Mourad, sócio da Cobli (startup especializada em melhorar a gestão de frotas), essas medidas só vão funcionar se houver conscientização tanto por parte dos condutores quanto dos pedestres. “É preciso focar em treinamento e educação das pessoas. Por exemplo, grandes empresas de logística parceiras da Cobli já criaram programas visando cuidar da saúde de seus colaboradores, e conseguiram reduzir cerca de 80% de multas e acidentes”, explica.

Motos

Quando falamos sobre as motos, outro fator importante é a conscientização sobre o uso de equipamentos durante a pilotagem. Amauri Dias, especialista em segurança da Laquila, elenca os itens essenciais para a segurança do piloto. Confira!

Capacetes

O capacete é o principal item de segurança para todo piloto. O item tem a função de reduzir ou evitar consequências na cabeça do usuário, além de proteger contra vento, insetos, etc. Sendo assim, a melhor escolha de um capacete não é pelo valor, mas sim pelo conforto e segurança que pode proporcionar. Ao escolhê-lo, é importante vesti-lo e ter certeza de que está bem justo na cabeça, pois capacete folgado pode “saltar” em caso de colisão.

Protetores de pescoço

O pescoço é uma das regiões mais sensíveis do corpo. Para protegê-lo, o indicado é o uso constante dos protetores nessa área. Apesar de pouco vestido por alguns pilotos, o protetor de pescoço pode ser usado tanto nas competições quanto no dia a dia.

Luvas

Em caso de queda, as mãos são as primeiras que tocam o chão. Assim, as luvas são indispensáveis para segurança. Existem modelos adequados para cada tipo de usuários. Um exemplo são as com touch finger, para que não seja preciso tirá-las ao digitar um celular (o qual só deve ser usado com a moto parada e estacionada).

Calçados

Um calçado de segurança pode proteger seu pé e calcanhar em caso de uma queda, pois, juntamente com as mãos, são as primeiras partes a tocar o chão. Hoje, existem botas adequadas para qualquer tipo de usuário de motocicletas, inclusive modelos de botas tênis.

Jaquetas

Existem dezenas de modelos, todas com proteções de coluna, cotovelos e ombros, partes que necessitam de mais cuidado em casos de colisões ou quedas. Algumas oferecem mais para isso, como air bag, impermeabilidade e proteção com malhas de Kevlar, mesmo material utilizado em coletes à prova de bala.

Calças

As calças complementam os itens importantes para a segurança de quem pilota, com proteções nos joelhos e coxas, além de elastano em alguns modelos para melhor movimento da lombar ou joelhos. Também pode ser impermeável ou com malhas de Kevlar, tudo visando evitar maiores consequências em caso de quedas ou colisões.

Protetores de coluna

São de muita importância para quem anda em altas velocidades, podendo ser usados com ou sem macacão. São feitos de vários tipos de materiais, desde o Abs, poliéster ou EVA, combinando flexibilidade e proteção.

Joelheiras

Item que, além de muito importante, já está se tornando parte essencial dos equipamentos. Existem as simples, semi-articulas e totalmente articuladas. As últimas são mais caras, usadas principalmente para a prática de esporte off-road.

Cotoveleiras

Assim como as joelheiras, as cotoveleiras são muito importantes e também já estão se tornando parte essencial dos equipamentos para muitos que trabalham sobre uma motocicleta.

Leia também:

As mais lidas...

close