Joaquim Rodrigues faz hoje 40 anos!

Publicidade

Joaquim Rodrigues, uma das lendas do motociclismo português, celebra hoje o seu 40.º aniversário.

Piloto oficial da Hero no Dakar, a carreira do piloto de Barcelos começou em 1990 e rapidamente se percebeu que estávamos perante um diamante em bruto.

Filho de Joaquim Rodrigues “Sénior” – piloto do Top 5 nacional no Motocross no final dos anos 80 – o pequeno “Quim” sagrou-se campeão de Motocross Infantis logo em 1991

A carreira de Joaquim Rodrigues começou em 1990

A partir daí, somou títulos atrás de títulos em Portugal mas o seu pai tinha uma visão clara sobre a carreira do filho. O futuro estava “lá fora” e, por isso, o minhoto cedo se começou a deslocar ao estrangeiro para competir.

Joaquim Rodrigues acumulou títulos atrás de títulos nos campeonatos nacionais de Motocross

Em 1999 já era conhecido em França pelas suas participações no campeonato de Supercross daquele país. O SX era a modalidade onde melhor se afirmava e para a qual tinha um talento especial.

Em 2000 estreia-se no mítico Supercross de Paris Bercy e consegue subir ao pódio numa das Finais da classe 125cc.

Joaquim Rodrigues estreou-se no Supercross de Paris Bercy em 2000

Pouco depois veio o primeiro contrato internacional. E que entrada em grande foi… Joaquim Rodrigues foi contratado para ser piloto oficial da Honda no campeonato do mundo de Motocross de 2001 na categoria 250cc!

Em 2001 Joaquim Rodrigues estreou-se no campeonato do mundo de Motocross como piloto oficial da Honda e alcançou o 8.º lugar para Portugal no MX das Nações com Paulo Gonçalves e Rui Gonçalves
(Foto: Rodrigo Castro)

No ano seguinte, ascende à classe 500cc noutra equipa de fábrica, desta vez a italiana VOR. Mas o melhor estava reservado para o ano 2003…

Rodrigues cumpriu um sonho de criança e foi competir para os EUA. Mas não foi “de qualquer maneira”… Foi como piloto oficial da Red Bull KTM que se estreou no dia 4 de Janeiro de 2003 na categoria principal do AMA Supercross!

Joaquim Rodrigues estreou-se no AMA Supercross no dia 4 de Janeiro de 2003 em Anaheim. Pode ver o português a partir dos 3m40s!

No ano seguinte, seria ele a desenvolver a primeira KTM 450SX-F no campeonato AMA Motocross, terminando na 11.ª posição e tendo resultados de destaque como um 4.º posto em Binghamton.

Em 2004 Joaquim Rodrigues foi 11.º no AMA Motocross 450 aos comandos da KTM de fábrica

Da KTM mudou-se para a Honda para competir na classe 250F na equipa Factory Connection (hoje conhecida como Geico Honda). E foi “de vermelho” que alcançou um feito até hoje inigualado: foi o primeiro português a subir ao pódio de uma prova do AMA Supercross!

Em Pontiac em 2005, Joaquim Rodrigues subiu ao pódio no AMA Supercross!

Infelizmente algumas lesões levaram a que Rodrigues não conseguisse mostrar todo o seu potencial nos EUA. Em 2008, “J-Rod” voltou à Europa para fazer algumas rondas do Mundial de MX2 e em 2009 conseguiu apoio da fábrica da Aprilia para disputar várias etapas do Mundial de MX3.

Depois disso, voltou ao campeonato nacional de Supercross para conquistar três títulos consecutivos, antes de se dedicar ao Enduro. Nessa modalidade, conseguiria mais uma coroa para o seu palmarés e ganharia experiência que lhe seria útil na fase seguinte da sua carreira: os Rally Raids.

Em 2014, Joaquim Rodrigues sagrou-se campeão nacional de Enduro

Em 2017, é contratado pela Hero Motosports para se estrear no Dakar. E, logo na sua primeira participação no mais prestigiado Rally do mundo, consegue um Top 10! 

Infelizmente, na edição seguinte, logo na primeira etapa sofreu uma aparatosa queda que poderia ter acabado de forma trágica. Um salto numa duna para um gigantesco buraco acabou por lesioná-lo gravemente na coluna.

Rodrigues não se deixou abalar por este percalço e enfrentou a dolorosa e demorada recuperação com o claro objetivo de voltar ao Dakar.

Foi isso que fez e em 2019 terminou a prova pela segunda vez e fê-lo na 17.ª posição. Meses mais tarde, em Setembro desse ano, conquista a sua primeira vitória em Rally Raids ao triunfar no Panafrica Rally em Marrocos!

Em Setembro de 2019, Joaquim Rodrigues venceu o primeiro Rally Raid da sua carreira, o Panafrica Rally
(Foto: Hero Motosports)

O Dakar 2021 tera sido talvez o maior ato de coragem que Joaquim Rodrigues poderia ter na sua vida. Depois de perder o seu cunhado Paulo Gonçalves na edição de 2020, “J-Rod” superou toda a mágoa e, não só chegou ao fim da prova, como ainda conseguiu o seu melhor resultado de sempre, um 11.º posto!

Paulo Gonçalves é uma das grandes motivações de Joaquim Rodrigues para o Dakar 2021
(Foto: Hero Motosports)

Já em 2021, Rodrigues conseguiu mais um feito na sua carreira: o piloto da Hero subiu ao pódio na derradeira ronda do campeonato do mundo de Rally Raids, o Abu Dhabi Desert Challenge! Curiosamente, exatamente a mesma prova em que Paulo Gonçalves subiu pela primeira vez ao pódio em 2012.

Muitos parabéns Quim!!!


Portal MX