A KTM 1190 Adventure é uma moto e tanto, seja pelo desempenho brutal ou porte que impõe respeito. Mas a galera da RATicate Racing queria mais, então decidiu transformar uma bigtrail acidentada em uma inédita supermoto, numa espécie de culto à saudosa – e já aposentada – KTM 990 SMR.
Foi assim que nasceu a KTM 1190 XLSM – Extra Large Supermoto. Sua missão é unir um excelente desempenho ao visual inédito, chamando a atenção dos amantes de motos grandes, se tornando um novo sonho de consumo. Na prática, uma espécie de 1290 Superduke R com suspensão de longo curso.
Veja também
KTM 1190 personalizada
O trabalho de personalização desta KTM 1190 começou pela sua desmontagem completa, até que estivesse com seu chassi completamente vazio. A partir daí, iniciaram as tarefas de pintura e a fabricação de uma carroceria nova, sob medida para o projeto. O resultado ficou tão harmônico que a moto mais parece um produto original de fábrica que uma motocicleta customizada.
Assim, o visual ganhou uma série de componentes exclusivos, mas que ainda remetem à identidade visual da marca laranja. Destaque ao farol em LED e sua moldura, assim como o para-lama dianteiro e carenagem do tanque. As linhas angulosas, a traseira curta, a proposta minimalista e o chassi em treliça propositalmente exposto deixam claro que estamos falando de uma KTM.
Já o motor praticamente não teve alterações. A ideia dos americanos era preservar o vigor do 1190 LC8. Trata-se de um propulsor de dois cilindros em V, DOHC, de 1195 cm³. Com taxa de compressão de 12.5:1, entrega nada menos de 148 cv e 12,5 kgf.m de potência e torque máximos, a 9.500 e 7.500 rpm. Realmente, este conjunto não precisava de nenhuma alteração. Como cereja do bolo, adicionaram um escapamento Akrapovic.