Atenção, Papai Noel. Já falamos das motos Yamaha e das Honda que gostaríamos de ter no nosso mercado em 2022, então agora nada mais justo do que criarmos uma lista de desejos por estilo. Começando pelas Motos custom.
O segmento viveu seu auge no Brasil no início dos anos 2000, quando havia diversas opções de marcas por aqui. Eram motos de vários preços e estilos, para todos os bolsos, de 250 a 1800 cilindradas. Tínhamos da Kasinski Comet 250 a Harley Ectra Glide Ultra. Também eram os anos dourados da Honda Shadow. Uma beleza.
Porém, por uma série de fatores a níveis globais e nacionais, o mercado minguou. Marcas como Honda, Yamaha, Kawasaki, Kasinski e Indian saíram de cena, deixando apenas a Harley-Davidson na ativa. Quem não possuía algumas (ou muitas) dezenas de reais para comprar um modelo, tinha como opções apenas as 125 ou 150 cc, como a Dafra Horizon.
Entretanto, uma fagulha de esperança reacendeu com as motos clássicas. Acontecimentos como o sucesso da família Triumph Bonneville aqueceram o mercado, que logo recebeu a Royal Enfield. Na baixa cilindrada, vimos apostas da HaoJue, parceira Suzuki. Quem sabe as ‘clássicas inglesas’ puxem as ‘clássicas americanas’ e o nicho das motos custom volte a pulsar no Brasil novamente.
Lançamentos 2022: 6 motos Custom no Brasil | ||
Modelo | ||
1 | Yamaha V-Star 250 | R$ 26 mil |
2 | Honda Rebel 300 ABS | R$ 28 mil |
3 | Honda Shadow Aero ABS | R$ 46 mil |
4 | Kawasaki Vulcan 900 | R$ 48 mil |
5 | Honda Rebel 1100 | R$ 53 mil |
6 | Harley Davidson Sportster S | R$ 85 mil |
*Os preços destas motos custom foi baseado numa conversão direta entre seus valores sugeridos no exterior (em Dólares ou Euros) para reais, apenas a título de ilustração
Veja também:
Entre os subnichos mais carentes por aqui, estão justamente as motos custom de 250 ou 300 cilindradas. E em locais como os Estados Unidos há opções bem interessantes, inclusive das gigantes Honda e Yamaha.
A Yamaha oferece a V-Star 250, que não à toa nos lembra a extinta Virago 250. A grosso modo, nada mais é que uma atualização do modelo. Tem visual clássico, dimensões compactas e câmbio de 5 marchas. É tão purista que ainda usa freio a tambor na traseira. Sua hipotética vinda ao Brasil dependeria da adaptação do motor veterano à nossa exigente legislação de emissões.
Já a Honda Rebel 300 bebe de uma fonte completamente diferente. Nada purista, a irmã menor une o design da família ao motor da nova CB 300R (286 cm³, 31 cv e 2,8 kgf.m de torque), com um cilindro e arrefecimento a líquido. Assento monoposto, iluminação em LED, pneus altos e muito estilo. Faria sucesso.
A icônica família Shadow segue viva em alguns países, como nos Estados Unidos. Lá, atualmente oferece as Phantom e Aero, sendo esta uma clássica com C maiúsculo.
Com 1,65 metro de entre eixos e pesando 255 kg em ordem de marcha, é uma purista americana direto do Japão. Seu motor de 745 cm³ tem dois cilindros em V, com arrefecimento a líquido, e trabalha em conjunto do câmbio de 5 marchas. Já a transmissão é por cardã.
Mais um modelo direto dos United States direto para nossa lista de desejos. A Vulcan 900 é um dos muitos modelos que representam a família lá – enquanto há apenas a 650 por aqui. Visual clássico, motor de 903 cm³ e muitos cromados. Para ninguém colocar defeito tem até alguns componentes de grife, como a suspensão dianteira da Showa.
Se a 300 é a menor, a 1100 é a maior das Rebel. A custom moderna, com influências de diferentes subnichos, tem um conjunto atual. Tal qual a touring NT 1100, é movida pelo motor da Africa Twin 1100. Posição de pilotagem ereta, assento único e os 10 kgf.m de torque a apenas 4.750 rpm garantem uma experiência de pilotagem emocionante. E estilosa, claro.
Esqueça as antigas Sportster. A nova S é um modelo totalmente inédito e herda componentes (inclusive o motor) da big trail Pan America. Ou seja, estamos falando de 121 cv e quase 13 kgf.m de torque despejados ao girar do punho, fazendo dela uma das mais poderosas Harley já criadas. Lançada no exterior há alguns meses, pode vir ao Brasil em breve.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…