Os times de desenvolvimento das fabricantes na Europa estão a todo vapor! Depois da KTM ser flagrada testando o que pode ser a nova KTM 990 Duke, foi a vez da subsidiária Husqvarna dar as caras com a Vitpilen 1301. Será mesmo que agora esse projeto da marca sueca vai vingar?
Husqvarna Vitpilen 1301
Os primeiros protótipos da Husqvarna Vitpilen 1301 datam ainda de 2016. Desde então, a hypernaked neo-retro ficou só na ideia e em estudos… O modelo no qual o projeto da Vitpilen é baseado (a KTM 1290 Super Duke R) mudou nestes últimos anos. A maior novidade foi a adoção de um subquadro composto, e o retrabalho no motor LC8 V-twin, que rende 180 cv e torque de 14,1 kgf.m.
Com essa chegada da Super Duke de última geração, parece que o time da Husqvarna viu o momento perfeito para ressuscitar o projeto Vitpilen 1301. Assim, novas imagens de recentes testes com o protótipo já circulam pela Europa. Nos flagras, vemos o progresso da motocicleta.
Seis anos atrás, o “rascunho” da Vitpilen 1301 apresentava uma carroceria com design neo-cafe, característico da Husq. A seção da cauda traseira era atarracada, com a forma clássica e contemporânea do tanque, além de demais elementos, alinhados com o visual da conhecida Vitpilen 701.
Veja também:
De volta a prancheta de desenho…
Já em 2022, a marca sueca manteve o farol circular futurista, mas o novo protótipo não usa mais uma carroceria no estilo Vitpilen. Em vez disso, o acabamento do modelo flagrado em teste se assemelha ao estilo afilado da Super Duke austríaca. A moto reaproveita também o novo subquadro composto da hipernaked KTM.
A mula de teste ostenta monobraço, mas opta por um conjunto de rodas de alumínio fundido de nove raios. Em comparação, no modelo KTM as unidades são de cinco raios na Super Duke R. O silenciador e escape da Husqvarna também difere, optando por um design duplo.
Husqvarna ou KTM?
Sendo uma marca de propriedade da KTM, a Husqvarna baseia sua gama de novidades em modelos da fabricante austríaca. A empresa sueca frequentemente se diferencia com novos desenhos e mesmo otimização da ciclística. As linhas de motos KTM Duke e Husqvarna Vitpilen são exemplos dessa prática.
Outro espelho disso é a Norden 901, que captura uma parte do mercado de adventure, baseada na receita da 890 Adventure. Além disso, a Norden é a primeira investida da Husqvarna neste nicho desde a Nuda 900, quando a marca ainda era de propriedade da BMW. O modelo era nada mais que uma versão retrabalhada da F800. Então, esse modo de trabalho não é novidade na empresa sueca.