Uma moto 250 cc pode ser uma alternativa para quem busca mais segurança, potência e conforto que os modelos de entrada oferecem, mas ainda não está disposto a investir o suficiente para migrar à alta cilindrada. Assim, costuma ser uma opção de bom custo e benefício na hora da compra.
Talvez por isso as motos 250cc estejam tão em alta mundo afora, com recentes lançamentos em diferentes nichos. Desta vez é a Benelli (marca de origem italiana mas atualmente administrada por um grupo chinês) quem apresenta outra novidade, a TRK 251, sua nova trail média.
A nova trail 250cc deu as caras no Salão de Milão, há algumas semanas. Inicialmente estará disponível apenas na Ásia, devendo migrar à Europa e outros mercados logo na sequência. Suas vendas iniciam no começo de 2022 e o preço ainda não foi revelado. Porém, é estimado em 240 mil rúpias indianas, o equivalente a R$ 17,6 mil.
Por este valor, ela mira em concorrentes como Hero XPulse 200, KTM 250 Adventure e até nas Royal Enfield Himalayan e BMW G 310 GS, um passo acima em potência. Como as demais, é uma moto leve e alta, pronta para encarar o rali urbano e com aptidão para encarar aventuras maiores, sejam no asfalto ou fora dele.
O visual da nova moto 250 italiana soa familiar. E isto tem um motivo simples, afinal é inspirado na TRK 502, sua irmã maior. Assim, tem ‘bico’ dianteiro, assento em dois níveis, tanque grande, carenagens volumosas e farol duplo.
O pacote eletrônico é simples, a fim de manter a nova motocicleta a um preço acessível. Ainda assim há farol em LED – e com luzes de posição diurna -, freios ABS nas duas rodas e suspensão invertida. O painel é digital, em LCD, mas não tem opções de conectividade.
Tal qual as principais concorrentes, seu motor é um compacto monocilíndrico. Com arrefecimento a líquido e 249 cm³, entrega 25,8 cv de potência e 2,15 kgf.m de torque máximos, a 9.250 e 8.000 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, sem embreagem deslizante ou outras mordomias.
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Viajar com uma moto 250 é possível e pode ser até prazeroso. Não raro vemos aventureiros da alta cilindrada que começaram suas jornadas com modelos de 250 centímetros cúbicos.
Por isso, esta Benelli tem recursos interessantes. Há para-brisa elevado e bom nível de proteção aerodinâmica, garantido também pelas carenagens do tanque. Por falar nele, é grande, com capacidade para 18 litros de gasolina. Como seu consumo é estimado em 32 km/litro, tem autonomia para rodar mais de 500 km sem abastecer.
As rodas de 17 polegadas favorecem o uso no asfalto e têm aros em liga de alumínio. Para encarar a estrada, ela terá alguns itens vendidos como opcionais, incluindo malas laterais rígidas e top case. Além disso, tem um bagageiro traseiro, sempre útil para levar tralhas.
Como a Benelli não tem representação oficial no Brasil atualmente, não devemos ter sua nova aventureira por aqui tão cedo. Aliás, a marca apresentou sua nova Tornado há algum tempo, uma esportiva 250 igualmente sem expectativa de vir ao país.
Isto é uma pena, afinal seria interessante termos este reforço nas motos trail 250 do Brasil. Atualmente, as opções de motos 0km são apenas as Yamaha Lander e Honda XRE 300. Logo acima estão Himalayan 411, G 310 GS e Kawasaki Versys-X 300, mas aí já rompemos a barreira dos R$ 30 mil.
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